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A resolução de problemas nas aulas de Matemática

Agora, os educadores participantes vão analisar a atividade resolvida com calculadora, comparando-a com suas práticas de sala de aula e identificando características do letramento matemático num processo de autoconhecimento. Desenvolvem, portanto a COMPETÊNCIA GERAL 8 (Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo- se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas) e a COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 6 (Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens – gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).

Objetivo

  • Discutir como a resolução de problemas pode contribuir para o letramento matemático.
  • Compreender o sentido da Competência Geral 8.

Tempo sugerido

20 minutos

Material necessário

Formador em ação

1

Entregue para cada participante a folha de atividade impressa, em que consta a descrição do que consiste o trabalho com resolução de problemas nas aulas de Matemática. Leia em voz alta as características da resolução de problemas e, em seguida, peça que realizem as discussões propostas.

2

Retome cada uma das propostas com o grupo todo. Procure garantir em cada discussão que:

  1. Os educadores participantes concluam que a principal diferença entre as aulas tradicionais de sistema de numeração decimal e suas propriedades e a atividade da calculadora está nos seguintes pontos: a participação intensiva do aluno, o sentido de investigação que a atividade da calculadora apresenta, a problematização como forma de conduzir a aprendizagem dos alunos, o incentivo à comunicação ao longo da realização da proposta e as múltiplas possibilidades de resolução que uma mesma proposta pode ter.
  2. Eles compreendam que as características de resolução de problemas que a atividade da calculadora apresenta são: não ter resolução imediata, poder apresentar mais de uma resolução para uma mesma questão, e não ser de aplicação imediata de uma operação.
  3. O grupo note como as características da aula de calculadora, por ser uma aula de resolução de problemas, contribuem para o letramento matemático por permitir discussão e análise de possibilidades, incentivar a comunicação matemática, e favorecer argumentação e a investigação de possibilidades.

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Aproveite para destacar sempre o papel do professor como alguém que não deu as respostas imediatamente: ele pôs o erro em discussão, promoveu a análise de possibilidades, incentivou as representações  e as argumentações na aula. Destaque que isso também contribui para o desenvolvimento do letramento matemático e para a mobilização das competências gerais e específicas envolvidas na atividade.

4

Espera-se que os educadores participantes identifiquem, em uma atividade de resolução de problemas, a presença de elementos, tais como raciocínio para a formulação de hipóteses e sua validação, comunicação de ideias, argumentação, forma de correção por meio de discussões, entre outros pontos que contribuem para o letramento matemático. Caso esses elementos não apareçam, faça questionamentos que levem o grupo a reconhecê-los na atividade realizada com a calculadora. Você pode perguntar: havia a expectativa de uma única forma de resolver os problemas propostos? Qual foi a participação de cada um na resolução da atividade? Vocês ficaram à vontade para apresentar as estratégias que estavam elaborando? Qual foi a importância da comunicação para resolver as situações propostas? Como os erros foram trabalhados? Como a correção foi encaminhada?

5

Apresente o Arquivo PPT Atividade 3 e entregue a folha contendo as Competências Gerais da BNCC que serão consultadas durante todo o curso. Retome com o grupo a Competência Geral 8, analisando a relação entre toda a sequência de atividades e a abordagem dessa competência. Destaque que a forma de ensinar Matemática é o fio condutor para auxiliar em parte do desenvolvimento da competência geral e da competência específica. Um dos elementos que pode ser abordado, por exemplo, é a forma como o erro foi discutido, que promove o desenvolvimento da autoconfiança.

6

Com base na discussão feita, retome o cartaz elaborado na primeira atividade e estabeleça uma relação com a questão proposta no início da formação (O que é o letramento matemático e como ele está presente nas aulas de Matemática?). Proponha que o grupo defina coletivamente o que é o letramento matemático, apontando elementos que possam ser adicionados à terceira coluna do cartaz (O que aprendi sobre o tema?). Lembre-se de que, ao longo do curso, ela pode ser modificada de acordo com as reflexões dos educadores participantes.

7

Finalize a atividade refletindo com eles a importância de pensar na contribuição da resolução de problemas para o letramento matemático após terem a oportunidade de comparar a experiência que vivenciaram com as práticas usuais.

Antes de prosseguir...

Formador, até aqui, os educadores participantes discutiram como a resolução de problemas pode contribuir para o letramento matemático. Na próxima atividade, além de aprofundar essa discussão, vão analisar a relação com a resolução de problemas.

Faça o download do Percurso Formativo de Matemática abaixo: