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Problematizando com a calculadora

Nesta atividade, os participantes resolvem, em grupos, problemas usando a calculadora. Portanto, desenvolvem a COMPETÊNCIA GERAL 5 (Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais – incluindo as escolares – para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva) e a COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 6 (Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático – utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens – gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).

Objetivo

Vivenciar uma atividade de resolução de problemas.

Tempo sugerido

30 minutos

Material necessário

  • Calculadoras (pode ser a do celular – uma para cada educador participante).
  • Folha impressa com atividades.
  • Papel kraft ou cartolina.

Formador em ação

1

Entregue uma cópia da folha de atividades para cada educador participante e solicite que resolvam as atividades em duplas, usando a calculadora. Provavelmente, eles vão pensar que na atividade 1, item a, apenas o algarismo 7 deve ser modificado sem que sejam modificados os outros algarismos – o que não é verdade, pois não há nenhuma informação sobre isso no problema. Não adiante essa informação, pois eles possivelmente vão discuti-la ao trabalhar com os itens c e d, em que os outros algarismos devem ser mantidos. Além disso, sempre há quem pense diferente, tal como pessoas que façam questionamentos a respeito e resolvam de forma diferente. Isso é importante de ser observado por você e retomado na hora da discussão. Acompanhe de perto os educadores participantes em ação e anote pontos que podem ser usados nas discussões posteriores, tais como: soluções de alguém em especial, dúvidas sobre usar ou não a calculadora e se a proposta é um problema ou não, uma argumentação interessante a respeito da atividade, eventuais perguntas etc.

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Essa atividade permite várias soluções para cada item, Formador. Estimule os educadores participantes a encontrar várias delas, anotar o que fizeram na calculadora e discutir sua validade com os colegas. Circule pela sala observando as discussões para conhecer as diferentes estratégias que possam ser compartilhadas no momento da correção. Esteja atento a possíveis erros, para que também sejam compartilhados com o grupo todo.

3

Durante a discussão das resoluções, peça que os educadores participantes que elaboraram estratégias diferentes e os que cometeram erros expliquem para todos como pensaram, analisando coletivamente como seria possível modificar a forma de entender o que foi proposto. Envolva o grupo na discussão das soluções apresentadas, por exemplo, pedindo que os participantes comparem semelhanças e diferenças entre as soluções que deram para cada pergunta. Aproveite a oportunidade para discutir possíveis erros com o grupo. Analise também como a atividade desenvolvida se relaciona com o desenvolvimento da Competência Geral 5. Os educadores podem citar a forma como a calculadora ajudou a compreender conceitos importantes.

4

Solicite agora que os educadores participantes indiquem os conteúdos que foram trabalhados e anote-os no quadro. Por exemplo, valor posicional dos algarismos, adição e subtração.

5

Antes de prosseguir...

Até aqui, formador, os educadores participantes refletiram sobre o significado de letramento matemático, resolveram problemas usando a calculadora e compararam essa experiência com as práticas que costumam usar na sala de aula com as crianças. Na próxima atividade, eles vão analisar o conceito de resolução de problema, considerando a própria vivência, evidenciando como a resolução de problemas pode contribuir para o letramento matemático.

Faça o download do Percurso Formativo de Matemática abaixo: