Reuna Logo
Voltar ao site
6

Fechamento e linkando os cursos

Objetivo

Organizar a reflexão a respeito do letramento matemático e propor atividades para o próximo encontro.

Tempo sugerido

20 minutos

Material necessário

Formador em ação

1

Finalize a formação retomando a pergunta que foi lançada no início da formação – “O que é o letramento matemático e como ele está presente nas aulas de Matemática?” – e escreva junto com o grupo uma definição para letramento matemático.

2

Apresente então a definição de acordo com a BNCC, com apoio do Arquivo PPT sobre letramento matemático. Retome a definição redigida pelo grupo, estimule os educadores a fazer comparações e ajustes.

3

Volte ao quadro elaborado no início da formação e proponha que o grupo faça um fechamento do que considera como aprendizados na primeira coluna. Os educadores podem ditar e você, ou algum outro participante, registra o conteúdo.

4

Apresente para os participantes a atividade Linkando os cursos. Deixe claro que os cursos de Matemática serão conectados por meio das atividades desta seção, que serão desenvolvidas pelos educadores entre um curso e o seguinte. Haverá a indicação para aprofundamento, que pode envolver o estudo por meio de um texto ou de um vídeo, e uma parte que será desenvolvida pelo educador no seu ambiente de trabalho. O objetivo é que os educadores participantes tenham a oportunidade de retomar os conteúdos discutidos no curso e incorpore à prática elementos vivenciados nele para, posteriormente, refletir sobre ela na discussão com seus pares. Cada encontro se inicia retomando pontos importantes que foram abordados no curso anterior. Isso envolverá a participação de todos. Por isso, é essencial seguir a proposta sugerida. Entregue para os participantes a recomendação de atividade e incentive-os a dedicar um tempo para a realização antes do próximo encontro. A tarefa vai permitir discutir posteriormente a ideia de aula invertida.

Faça o download do Percurso Formativo de Matemática abaixo: