Orientações gerais
Caro formador,
Confira alguns pontos que precisam ser considerados ao desenvolver as pautas formativas, para engajar os educadores participantes e ajudá-los a avançar na aprendizagem. Seguindo essa orientações ao trabalhar com eles, você vai colaborar para que eles desenvolvam novas práticas didáticas à luz dos currículos referenciais alinhados à BNCC.
ANTES DE COMEÇAR |
A preparação é um dos segredos da formação. Cuidar do espaço, do material e estudar para desenvolver as ações formativas dá segurança, mostra preocupação com o outro e auxilia na gestão do tempo. Por isso, formador: 1. Leia atentamente a pauta formativa na íntegra. 2. É importante estudar os materiais recomendados. 3. Separe antecipadamente todo o material necessário listado. 4. Canetas coloridas e folhas de papel em branco formato A4 são imprescindíveis para a realização de todas as pautas. 5. Se for necessário, teste todos os equipamentos eletrônicos antes da formação. 6. Pesquise os documentos curriculares locais. 7. Levante o número de educadores participantes para organizar com antecedência o material necessário. 8. Organize a sala da formação antecipadamente. 9. Treine a formação antes para apropriar-se do passo a passo. |
NO INÍCIO E DURANTE O TRABALHO |
A recepção dos educadores, o compartilhamento de objetivos, e a clareza do percurso a ser desenvolvido colaboram com o engajamento do grupo e auxilia na criação de um clima acolhedor. Esses elementos fazem parte da chamada gestão da aula. Por isso, formador: 10. Recepcione bem os educadores participantes e proporcione um momento de acolhimento. 11. Sugira aos educadores participantes que se apropriem do espaço e conheçam os materiais disponíveis para a formação. 12. Faça combinados com os educadores. 13. Entre uma atividade e outra, recorra ao item Antes de prosseguir de cada pauta para entrelaçar as atividades. 14. Circule pela sala enquanto os educadores trabalham. 15. O ideal é que os grupos para a formação tenham até 35 pessoas. 16. Caso algum educador participante tenha deficiência visual, em atividades individuais, peça a outro participante que se sente com ele, para que possa auxiliá-lo na leitura dos textos e na realização da atividade. 17. Faça anotações na pauta para se lembrar de ajustes para outras formações. |
AO TÉRMINO DA FORMAÇÃO |
A finalização deve ser cuidadosa para que os participantes retomem pontos essenciais da formação, saibam o que vai acontecer na próxima etapa (se ela existir), avaliem a própria aprendizagem e deem a você elementos para avaliar a impressão que tiveram da formação. Por isso, formador: 18. Procure sempre retomar e fazer uma checagem para conhecer a percepção do grupo sobre os objetivos terem sido atingidos ou se algo não foi compreendido. 19 . Pergunte se restou alguma dúvida. 20. Reforce a importância de todos se dedicarem ao estudo. 21 . Realize as avaliações propostas nas pautas para que seja possível coletar impressões a respeito das aprendizagens e do envolvimento dos participantes. |