Reuna Logo
Voltar ao site

Orientações gerais

Caro formador,
Confira alguns pontos que precisam ser considerados ao desenvolver as pautas formativas, para engajar os educadores participantes e ajudá-los a avançar na aprendizagem. Seguindo essa orientações ao trabalhar com eles, você vai colaborar para que eles desenvolvam novas práticas didáticas à luz dos currículos referenciais alinhados à BNCC.


ANTES DE COMEÇAR
A preparação é um dos segredos da formação. Cuidar do espaço, do material e estudar para desenvolver as ações formativas dá segurança, mostra preocupação com o outro e auxilia na gestão do tempo.

Por isso, formador:

1. Leia atentamente a pauta formativa na íntegra.
2. É importante estudar os materiais recomendados.
3. Separe antecipadamente todo o material necessário listado.
4. Canetas coloridas e folhas de papel em branco formato A4 são imprescindíveis para a realização de todas as pautas.
5. Se for necessário, teste todos os equipamentos eletrônicos antes da formação.
6. Pesquise os documentos curriculares locais.
7. Levante o número de educadores participantes para organizar com antecedência o material necessário.
8. Organize a sala da formação antecipadamente.
9. Treine a formação antes para apropriar-se do passo a passo.
NO INÍCIO E DURANTE O TRABALHO
A recepção dos educadores, o compartilhamento de objetivos, e a clareza do percurso a ser desenvolvido colaboram com o engajamento do grupo e auxilia na criação de um clima acolhedor. Esses elementos fazem parte da chamada gestão da aula.

Por isso, formador:

10. Recepcione bem os educadores participantes e proporcione um momento de acolhimento.
11. Sugira aos educadores participantes que se apropriem do espaço e conheçam os materiais disponíveis para a formação.
12. Faça combinados com os educadores.
13. Entre uma atividade e outra, recorra ao item Antes de prosseguir de cada pauta para entrelaçar as atividades.
14. Circule pela sala enquanto os educadores trabalham.
15. O ideal é que os grupos para a formação tenham até 35 pessoas.
16. Caso algum educador participante tenha deficiência visual, em atividades individuais, peça a outro participante que se sente com ele, para que possa auxiliá-lo na leitura dos textos e na realização da atividade.
17. Faça anotações na pauta para se lembrar de ajustes para outras formações.
AO TÉRMINO DA FORMAÇÃO
A finalização deve ser cuidadosa para que os participantes retomem pontos essenciais da formação, saibam o que vai acontecer na próxima etapa (se ela existir), avaliem a própria aprendizagem e deem a você elementos para avaliar a impressão que tiveram da formação.

Por isso, formador:

18. Procure sempre retomar e fazer uma checagem para conhecer a percepção do grupo sobre os objetivos terem sido atingidos ou se algo não foi compreendido.
19 . Pergunte se restou alguma dúvida.
20. Reforce a importância de todos se dedicarem ao estudo.
21 . Realize as avaliações propostas nas pautas para que seja possível coletar impressões a respeito das aprendizagens e do envolvimento dos participantes.