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O que é a proposta de Educação Integral para os Anos Finais do Ensino Fundamental?
Não é de agora que os Anos Finais do Ensino Fundamental são conhecidos como uma fase “esquecida” pela educação brasileira, por não receber investimentos e ter políticas públicas focadas, assim como ocorre com as demais etapas do ensino. Somado a esses fatores está a fase de desenvolvimento dos adolescentes que, enquanto cursam as aulas do
Coordenação pedagógica: a importância da área e do profissional que orienta a formação docente
Na rotina agitada de uma escola, há uma figura que muitas vezes atua nos bastidores, mas cuja influência é decisiva para a qualidade do ensino e a formação contínua dos professores: o coordenador pedagógico, profissional que é o elo entre a equipe docente, a gestão escolar e as diretrizes curriculares, e assume um papel estratégico
Instituto Reúna e Ministério da Educação juntos pelo fortalecimento da Educação Básica
O Instituto Reúna e o Ministério da Educação (MEC) firmaram um acordo de cooperação técnica em prol do fortalecimento das políticas educacionais voltadas às estratégias nacionais para a Educação Básica e para o aprimoramento de ações relacionadas a três frentes de atuação: fortalecimento do ensino-aprendizagem de Matemática, construção de uma proposta para os anos finais
Educação integral de Sobral ganha novo currículo elaborado em parceria com o Reúna
O Instituto Reúna acaba de entregar as Matrizes Curriculares para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Tempo Integral para a rede municipal de Sobral (CE). Desenvolvidas em parceria com a Associação Bem Comum, elas foram elaboradas também com o apoio do Grupo de Trabalho (GT) do município, formado por técnicos de secretaria, diretores escolares,
Prepare-se para o Saeb: 5 dicas para a recomposição das aprendizagens dos estudantes da sua rede de ensino
Considerada uma das principais avaliações feitas em larga escala no país para diagnosticar a Educação Básica brasileira e os fatores que podem interferir no desenvolvimento dos estudantes, o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) está previsto para ser aplicado nos meses de outubro e novembro. A prova, que é realizada a cada dois anos,
Como a crise climática tem impactado a rotina das escolas e dos estudantes do país?
Ondas de calor, secas, ciclones tropicais, tempestades e inundações são exemplos de eventos climáticos extremos, ou seja, situações graves, que fogem à regra e que, em tese, deveriam acontecer raramente. No entanto, a crise climática causada, principalmente, pelo aquecimento global tem feito com que episódios dessa natureza se tornem cada vez mais frequentes — impactando
Como as redes de ensino devem se preparar para os desafios dos Anos Finais do Ensino Fundamental?
Os números revelam a grandiosidade que o Ensino Fundamental representa para a Educação Básica no Brasil. De acordo com o Censo Escolar 2024, são 26 milhões de estudantes frequentando essa etapa de ensino. Dessa fatia, 11,5 milhões de alunos cursam os Anos Finais, sendo que 4,5 milhões (39,3%) são atendidos pelas redes estaduais e 5
Conselho do Instituto Reúna recebe novo integrante de peso: Fred Amancio
O time de conselheiros do Reúna acaba de ganhar um reforço potente: Frederico Amancio, que há pouco tempo – em 31 de março, mais precisamente – deixou o cargo de secretário municipal de educação de Recife, capital pernambucana. Além de chegar ao conselho do Reúna, Fred Amancio (como costumamos chamá-lo) acaba de assumir o cargo
Escola em tempo integral: como agregar qualidade à ampliação da jornada?
Desde meados de 2023, o Programa Escola em Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC), fomenta a criação de matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7 horas diárias, ou 35 horas por semana) em todas as etapas e modalidades de Educação Básica. O governo federal fornece assistência técnica e financeira considerando propostas pedagógicas
Por que é importante que estudantes tenham acesso à educação financeira?
Ensinar crianças e adolescentes a lidarem com o dinheiro é um passo importante na trilha de desenvolvimento dos futuros cidadãos que irão transformar a sociedade. Saber administrar o dinheiro de forma consciente não apenas prepara os nossos estudantes para desafios imediatos, como também os ajuda a construir bases sólidas para uma vida financeiramente saudável. Marcado