Identificar as características dos processos matemáticos de modelagem e investigação.
Os processos matemáticos de modelagem e investigação
Nesta atividade, os educadores terão a oportunidade de desenvolver a COMPETÊNCIA GERAL 2 (Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções – inclusive tecnológicas – com base nos conhecimentos das diferentes áreas) e a COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 1 (Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho).
Consulte as demais atividades:
Objetivo
Tempo sugerido
3o minutos
Material necessário
Fichas com os processos matemáticos (uma cópia para cada participante).
Formador em ação
1
Entregue aos educadores participantes as fichas impressas com os processos matemáticos. Solicite que, individualmente, eles retomem as atividades 2 e 4 e identifiquem qual tem características de investigação e qual tem características de modelagem.
2
Promova uma roda de conversa para que essas características sejam compartilhadas por todos. Não deixe de abordar o fato de que ambos os processos envolvem a resolução de problemas. Além disso, eles possuem características que são comuns. Confira algumas sugestões para orientar a discussão:
- Problema da calculadora (Atividade 2) – Características de investigação: problema aberto que permite fazer especulações, observações, comparações e representações enquanto são investigadas regras, padrões, regularidades e propriedades matemáticas.
- Problema dos apertos de mão (Atividade 4) – Características
de modelagem: problema aberto, elaborado em um contexto
que faz sentido para os alunos. Envolveu a participação ativa dos participantes que interagiram na busca da solução e problema real, o que permitiu vários tipos de representação da solução.
Para saber mais
Formador, amplie seus conhecimentos sobre o tema e recomende aos educadores participantes que façam o mesmo. Estude os textos Modelagem matemática – perspectivas, experiências, reflexões e teorizações, de Celia Finck Brandt, Dionisio Burak e Tiago Emanuel Klüber, Ed. UEPG, e As actividades de investigação, o professor e a aula de Matemática, de Helena Fonseca, Lina Brunheira, João Pedro da Ponte.