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Os processos matemáticos de modelagem e investigação

Nesta atividade, os educadores terão a oportunidade de desenvolver a COMPETÊNCIA GERAL 2 (Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções – inclusive tecnológicas – com base nos conhecimentos das diferentes áreas) e a COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 1 (Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho).

Objetivo

Identificar as características dos processos matemáticos de modelagem e investigação.

Tempo sugerido

3o minutos

Material necessário

Fichas com os processos matemáticos (uma cópia para cada participante).

Formador em ação

1

Entregue aos educadores participantes as fichas impressas com os processos matemáticos. Solicite que, individualmente, eles retomem as atividades 2 e 4 e identifiquem qual tem características de investigação e qual tem características de modelagem.

2

Promova uma roda de conversa para que essas características sejam compartilhadas por todos. Não deixe de abordar o fato de que ambos os processos envolvem a resolução de problemas. Além disso, eles possuem características que são comuns. Confira algumas sugestões para orientar a discussão:

  1. Problema da calculadora (Atividade 2) – Características de investigação: problema aberto que permite fazer especulações, observações, comparações e representações enquanto são investigadas regras, padrões, regularidades e propriedades matemáticas.
  2. Problema dos apertos de mão (Atividade 4) – Características
    de modelagem: problema aberto, elaborado em um contexto
    que faz sentido para os alunos. Envolveu a participação ativa dos participantes que interagiram na busca da solução e problema real, o que permitiu vários tipos de representação da solução.

Para saber mais

Formador, amplie seus conhecimentos sobre o tema e recomende aos educadores participantes que façam o mesmo. Estude os textos Modelagem matemática – perspectivas, experiências, reflexões e teorizações, de Celia Finck Brandt, Dionisio Burak e Tiago Emanuel Klüber, Ed. UEPG, e As actividades de investigação, o professor e a aula de Matemática, de Helena Fonseca, Lina Brunheira, João Pedro da Ponte.

Faça o download do Percurso Formativo de Matemática abaixo: