Reuna Logo
Voltar ao site

Pauta formativa 1

Matemática dos anos iniciais e BNCC

Refletir sobre um dos pontos mais centrais da Matemática na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): o letramento matemático1, estudar o sentido do termo, sua relação com as dez competências gerais da Base, as competências específicas da área de Matemática e como promover o letramento matemático nas aulas, analisando-o em função das características das atividades escolhidas para serem desenvolvidas.

  • Letramento matemático.
  • Resolução de problemas e desenvolvimento de competências.
  • Processos matemáticos de modelagem e investigação.

Refletir sobre as competências gerais da BNCC e o letramento matemático por meio da resolução de problemas.

Atividade
1 Aquecimento
Tempo sugerido
30 minutos
Objetivos específicos
Refletir sobre o significado de letramento matemático.
Resumo
Levantamento do conhecimento prévio dos educadores acerca do significado de letramento matemático e comparação com seu significado na BNCC.
Atividade
2 Problematizando com a calculadora
Tempo sugerido
30 minutos
Objetivos específicos
Vivenciar uma atividade de resolução de problemas.
Resumo
Resolução de uma atividade com calculadora envolvendo a correção por meio da discussão de diversas soluções, comparação com as estratégias em geral usadas em sala de aula para trabalhar os conteúdos envolvidos e relação com elementos do letramento matemático.
Atividade
3 A resolução de problemas nas aulas de Matemática
Tempo sugerido
20 minutos
Objetivos específicos
Discutir como a resolução de problemas pode contribuir para o letramento matemático. Compreender o sentido da Competência Geral 8.
Resumo
Análise das características de uma aula de resolução de problemas com base na atividade realizada com a calculadora e estabelecimento de relações entre a aula problematizadora e o letramento matemático.
Atividade
4 Reflexão sobre a resolução de problemas e o desenvolvimento de competências
Tempo sugerido
1 hora
Objetivos específicos
Relacionar a resolução de problemas como fio condutor do ensino e da aprendizagem ao desenvolvimento de competências gerais e específicas.
Resumo
Resolução de um problema e correção por meio do painel de soluções; identificação das competências que podem ser desenvolvidas em uma aula de resolução de problemas.
Atividade
5 Os processos matemáticos de modelagem e investigação
Tempo sugerido
30 minutos
Objetivos específicos
Identificar as características dos processos matemáticos de modelagem e investigação.
Resumo
Comparação das características dos processos de modelagem e investigação com as atividades realizadas pelos participantes.
Atividade
6 Fechamento, linkando os cursos
Tempo sugerido
20 minutos
Objetivos específicos
Organizar a reflexão a respeito do letramento matemático e propor atividades para o próximo encontro.
Resumo
Retomada do quadro elaborado no início do curso; proposta de atividades para o encontro seguinte por meio da seção Linkando os cursos.
Atividade
7 Avaliação
Tempo sugerido
10 minutos

Tempo sugerido

3 horas e 20 minutos

Faça o download do Percurso Formativo de Matemática abaixo: