Pauta formativa 1
Matemática dos anos iniciais e BNCC
Consulte as demais pautas:
Refletir sobre um dos pontos mais centrais da Matemática na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): o letramento matemático1, estudar o sentido do termo, sua relação com as dez competências gerais da Base, as competências específicas da área de Matemática e como promover o letramento matemático nas aulas, analisando-o em função das características das atividades escolhidas para serem desenvolvidas.
- Letramento matemático.
- Resolução de problemas e desenvolvimento de competências.
- Processos matemáticos de modelagem e investigação.
Refletir sobre as competências gerais da BNCC e o letramento matemático por meio da resolução de problemas.
Atividade |
1 Aquecimento |
Tempo sugerido |
30 minutos |
Objetivos específicos |
Refletir sobre o significado de letramento matemático. |
Resumo |
Levantamento do conhecimento prévio dos educadores acerca do significado de letramento matemático e comparação com seu significado na BNCC. |
Atividade |
2 Problematizando com a calculadora |
Tempo sugerido |
30 minutos |
Objetivos específicos |
Vivenciar uma atividade de resolução de problemas. |
Resumo |
Resolução de uma atividade com calculadora envolvendo a correção por meio da discussão de diversas soluções, comparação com as estratégias em geral usadas em sala de aula para trabalhar os conteúdos envolvidos e relação com elementos do letramento matemático. |
Atividade |
3 A resolução de problemas nas aulas de Matemática |
Tempo sugerido |
20 minutos |
Objetivos específicos |
Discutir como a resolução de problemas pode contribuir para o letramento matemático. Compreender o sentido da Competência Geral 8. |
Resumo |
Análise das características de uma aula de resolução de problemas com base na atividade realizada com a calculadora e estabelecimento de relações entre a aula problematizadora e o letramento matemático. |
Atividade |
4 Reflexão sobre a resolução de problemas e o desenvolvimento de competências |
Tempo sugerido |
1 hora |
Objetivos específicos |
Relacionar a resolução de problemas como fio condutor do ensino e da aprendizagem ao desenvolvimento de competências gerais e específicas. |
Resumo |
Resolução de um problema e correção por meio do painel de soluções; identificação das competências que podem ser desenvolvidas em uma aula de resolução de problemas. |
Atividade |
5 Os processos matemáticos de modelagem e investigação |
Tempo sugerido |
30 minutos |
Objetivos específicos |
Identificar as características dos processos matemáticos de modelagem e investigação. |
Resumo |
Comparação das características dos processos de modelagem e investigação com as atividades realizadas pelos participantes. |
Atividade |
6 Fechamento, linkando os cursos |
Tempo sugerido |
20 minutos |
Objetivos específicos |
Organizar a reflexão a respeito do letramento matemático e propor atividades para o próximo encontro. |
Resumo |
Retomada do quadro elaborado no início do curso; proposta de atividades para o encontro seguinte por meio da seção Linkando os cursos. |
Atividade |
7 Avaliação |
Tempo sugerido |
10 minutos |
Tempo sugerido
3 horas e 20 minutos