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Reflexão sobre a resolução de problemas e o desenvolvimento de competências

Nesta atividade, os participantes vão resolver um problema reunidos em grupos. A discussão dos processos resolutivos será feita com um painel de soluções. Por meio dessa estratégia, eles terão condições de refletir como uma aula conduzida pela problematização permite não apenas o desenvolvimento de processos matemáticos previstos na BNCC, como a modelagem, a argumentação e a comunicação, como promove o desenvolvimento de Competências Gerais. Serão abordadas a COMPETÊNCIA GERAL 2 (Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções – inclusive tecnológicas – com base nos conhecimentos das diferentes áreas) e a COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 5 (Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados).

Objetivo

Relacionar a resolução de problemas como fio condutor do ensino e da aprendizagem ao desenvolvimento de competências gerais e específicas.

Tempo sugerido

1 hora

Material necessário

Formador em ação

1

Apresente o problema do Arquivo PPT e, se possível, imprima uma cópia para cada educador participante, solicitando que resolvam individualmente o problema. Justifique o pedido dizendo que é importante que todos tenham um tempo para “entrar no problema”. Incentive-os a usar as formas de representação que acharem mais conveniente (esquema, desenho, tabela, escrita numérica, entre outras). Enquanto eles resolvem o problema, circule pela sala e verifique as soluções. Se necessário, intervenha quando aparecerem dúvidas, mas tome cuidado para não dar respostas ou encaminhar soluções. Tente ajudar com perguntas como: “fazer um desenho ajuda?”, “O que você fez até aqui?”, “Qual foi o motivo para ter escolhido fazer um esquema?”, “Qual é mesmo a pergunta do problema?”, “Como você contou os apertos de mão?”. Aproveite para selecionar três ou quatro educadores participantes que apresentem soluções diferentes e algum cuja resolução esteja pela metade ou apresente erro. Não fale ainda para eles que você os escolheu.

2

Após alguns minutos, peça que troquem ideias no grupo. Oriente para que apresentem uns aos outros as soluções que elaboraram, as representações, e comparem semelhanças e diferenças. Se houver diferenças nas respostas, os participantes devem procurar entender
o motivo. Se quiserem, podem mudar a resolução inicial, mas peça que não apaguem a original e registrem o motivo que provocou a mudança de ideia.

3

Possivelmente, alguns educadores participantes vão pensar que, como são 9 juízes e cada um apertará a mão dos outros 8 juízes apenas uma vez, serão 72 apertos de mão. Entretanto, é preciso considerar que se o juiz A apertar a mão do juiz B, já está considerado o fato de o juiz B apertar a mão do juiz A. Portanto, são 36 apertos de mão.

4

Depois que todos tiverem terminado a atividade, divida o quadro em partes e chame os participantes selecionados por você para resolver o problema. Peça que expliquem como pensaram e envolva o grupo na discussão das soluções apresentadas por eles. Essa forma de fazer a correção de uma atividade ou problema matemático é chamada painel de soluções e pode contribuir muito para a aprendizagem dos alunos nas aulas. Explore-a com os participantes por meio da leitura do texto Painel de soluções, de Nova Escola, sobre o assunto.

5

Analise com os educadores participantes a resolução da situação e a forma de discussão utilizada por meio do painel de soluções. Retome os elementos que contribuem para o letramento matemático já discutidos na atividade 3: o raciocínio para a formulação de hipóteses e sua validação, a comunicação de ideias, a argumentação e a forma de correção por meio de discussões.

6

Confira algumas formas de expressar as soluções para o problema:

Para saber mais

Antes de prosseguir...

Formador, na próxima atividade, os educadores participantes vão identificar as características
dos processos de modelagem e investigação, presentes nos problemas resolvidos por eles até agora.

Faça o download do Percurso Formativo de Matemática abaixo: