Reuna Logo
Voltar ao site
1

Aquecimento

Nesta atividade, os educadores participantes têm a oportunidade de refletir sobre o que sabem ou não do significado de letramento matemático, o que envolve autoconhecimento. Dessa forma, desenvolvem a COMPETÊNCIA GERAL 8 (Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas) e a COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 4 (Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes).

Objetivo

Refletir sobre o significado de letramento matemático.

Tempo sugerido

30 minutos.

Material necessário

Papel kraft ou 4 folhas de cartolina

Formador em ação

1

Para começar, você pode compartilhar o objetivo da atividade e pedir que os educadores participantes se organizem em quartetos. A seguir, escreva no quadro “O que é o letramento matemático e como ele está presente nas aulas de Matemática?”. Abaixo, faça um quadro dividido em três colunas e, em cada uma delas, escreva uma das perguntas: “O que sei sobre o tema?”, “O que quero saber sobre o tema?” e “O que aprendi sobre o tema?” É importante que esse quadro fique exposto durante toda a formação.

Atenção!

O conceito de letramento matemático será construído de forma progressiva durante essa pauta formativa. Não o presente ainda aos educadores participantes, Formador. Ele vai ser retomado a cada atividade e deve ser apresentado por completo apenas ao final do trabalho.

2

Peça que os participantes respondam, individualmente, em uma folha, às duas primeiras perguntas. Eles ditam as respostas para você, Formador, que preenche as duas colunas no quadro, ou podem registrar as respostas em pedaços de papel e colá-los em cada coluna do quadro. Ao longo do curso, as duas colunas podem ser revistas, de acordo com mudanças que os educadores desejem fazer em função daquilo que estiverem estudando. A terceira coluna será completada ao longo do curso e concluída na atividade de fechamento.

Antes de prosseguir...

Formador, depois do levantamento prévio do significado de letramento matemático, os participantes vão resolver uma atividade com calculadora para, em seguida, refletir sobre as características de uma proposta de resolução de problemas e como ela pode promover o letramento matemático.

Faça o download do Percurso Formativo de Matemática abaixo: