Como identificar evidências de aprendizagem ao final de cada ano escolar

Identificar o que os estudantes devem saber (conhecimento) e saber fazer (competência) a partir dos conhecimentos desenvolvidos em aula é uma ação fundamental para garantir a consolidação das aprendizagens esperadas. É também uma importante contribuição em períodos desafiadores de priorização curricular e de aumento da defasagem de aprendizagem, como o causado pela pandemia de Covid-19.

Ter uma visão geral dos conhecimentos mobilizados ao término de cada ano pode ajudar os docentes a desenvolverem as habilidades da BNCC de maneira mais articulada ao longo das aulas. Além disso, ao terem essa visão global e entenderem quais são os grandes resultados que devem ser alcançados em cada ano, será possível concretizar a perspectiva de progressão da aprendizagem. 

Apesar de a BNCC estar sendo discutida nas escolas pelo menos desde 2018, ainda existem muitas dúvidas em relação a como todas as habilidades da BNCC previstas para determinado ano se traduzem em evidências de aprendizagem. Essa possível incompreensão pode levar a planejamentos e intervenções pedagógicas fragmentadas e parciais. 

Em outros países que possuem currículos nacionais, e que o Reúna se dedicou a conhecer, observamos a construção exitosa de documentos que oferecem sínteses do que devem ser essas aprendizagens e de como identificá-las. Destaca-se aqui o caso da Austrália, com os Achievement Standards

 

Um passo adiante na compreensão da BNCC

Pensando nisso, o Instituto Reúna tem desenvolvido um conjunto de insumos técnicos para apoiar as redes e escolas na utilização da Base Nacional Comum Curricular. As Descrições de Aprendizagem, parte do Avalia e Aprende, são um desses insumos. Elas oferecem referências para apoiar na identificação das aprendizagens esperadas de serem consolidadas ao término de cada ano escolar, contribuindo para tornar mais visível para os professores a observação da mobilização dessas aprendizagens pelos estudantes a cada ano e entre os anos. Elas foram desenvolvidas a partir das habilidades da BNCC, priorizando as aprendizagens focais dos Mapas de Foco da BNCC.

As Descrições de Aprendizagem não substituem as habilidades da BNCC, mas são construídas a partir delas e buscam contribuir para que elas sejam melhor compreendidas e alcançadas. Assim, é possível fortalecer o processo pedagógico ao oferecer pistas de como o professor pode observar se os estudantes estão dominando as aprendizagens estabelecidas pela Base e, desta maneira, realizarem intervenções centradas na progressão de seus estudantes. 

 

Como as Descrições de Aprendizagem estão organizadas?

As Descrições estão organizadas por ano escolar (Ensino Fundamental – anos iniciais) e componente curricular (Matemática e Língua Portuguesa) e podem ser visualizadas em dois formatos: 

  • por ano escolar e
  • por Unidade Temática/ Eixos da Linguagem

A organização por ano tem o objetivo de trazer o que se espera ser mobilizado em um determinado ano. A organização por unidade temática/eixo possui o mesmo conteúdo do formato anterior, mas, ao invés de trazer o que será observado em um determinado ano, ela traz o que será observado em uma determinada unidade/eixo ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse formato oferece uma visão global das descrições de aprendizagem por unidade/eixo ao longo de toda uma etapa, contribuindo, assim, para uma maior compreensão da progressão da aprendizagem esperada entre os anos. 

A intencionalidade deste material é reforçar duas perspectivas para o processo de ensino e aprendizagem: o que será ensinado e pistas para observar se o estudante demonstra ter aprendido. Com isso, esperamos contribuir para que os professores tenham uma visão global dos grandes marcos de aprendizagem estabelecidos para cada ano pela BNCC e possam, assim, compreender melhor o que seus estudantes deverão ser capazes de fazer ao término de cada ano escolar. 

 

Conheça o Avalia e Aprende

O Avalia e Aprende oferece propostas avaliativas que apoiam o processo de ensino e aprendizagem a partir dos Mapas de Foco da BNCC, disponíveis para acesso e download de forma gratuita. O projeto está organizado em três conteúdos avaliativos para cada ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática. O primeiro são Descrições de Aprendizagens, que já conhecemos aqui. O segundo conteúdo reúne avaliações diagnósticas para apoiar na identificação das aprendizagens consolidadas ou possíveis defasagens. O terceiro oferece atividades formativas para apoiar o desenvolvimento das habilidades da BNCC. Assim, o Avalia e Aprende ajudará na implementação de um processo avaliativo processual e a favor da aprendizagem.

Para saber mais sobre as descrições de aprendizagem, acesse o Avalia e Aprende aqui.

* Por Nathaly Corrêa de Sá

 

Leia mais:

+ A experiência de Rondônia com a Plataforma de Apoio à Aprendizagem

+ Avaliações alinhadas à BNCC são decisivas para melhoria na educação

+ Como e quando usar Mapas de Foco, Mapas Redes ou Mapas Escola

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2 Comentários

  • Maria Ivanira Barbosa de Lima 3 meses atrás

    Gostei muito desse saite por isso resolvi me cadastrar, pois será para mim uma grande ferramenta!

  • Maria Ivanira Barbosa de Lima 3 meses atrás

    Gostei muito desse saite por isso resolvi me cadastrar, pois será para mim uma fonte de pesquisa e de estudo muito no meu dia a dia !