Por que avaliações em larga escala são importantes para uma educação de qualidade?
O que se espera que os estudantes aprendam? E como podemos saber se essas aprendizagens foram consolidadas?
Ter clareza sobre os direitos de aprendizagem é tão importante quanto saber como verificar se eles estão sendo alcançados. É por isso que as avaliações em larga escala são um importante instrumento de gestão para contribuir com a busca por equidade nos resultados educacionais.
A aprovação da Base Nacional Comum Curricular, assim como o término das metas estabelecidas para o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), formam um importante cenário para o Brasil aprimorar seu sistema de avaliação da Educação Básica. Nesse contexto, o Instituto Reúna desenvolveu a pesquisa Avaliações em Larga Escala no Brasil e no Mundo para apoiar o debate público e as decisões que serão tomadas para que nossas avaliações em larga escala sejam aprimoradas e reflitam de maneira coerente as aprendizagens previstas na BNCC.
A pesquisa estará disponível em setembro no site do Reúna e, para aquecer o debate, disponibilizamos um conjunto de vídeos que abordam o tema das avaliações na visão de diferentes especialistas nacionais e internacionais. Os vídeos formam uma rica trajetória para quem quer entender melhor como as avaliações no Brasil podem ser aprimoradas e apoiar a aprendizagem de todos os estudantes.
Para começar essa troca, assista aos dois vídeos produzidos a partir das contribuições do especialista Ruben Klein. O primeiro vídeo conta sobre o que são avaliações em larga escala e para que servem, assista:
O segundo vídeo foca no nosso Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e na importância do momento atual de reestruturação do Saeb para adequar-se à Base Nacional Comum Curricular e iniciar um novo ciclo do Ideb, o indicador que mede a qualidade da Educação Básica no país. Confira:
Para assistir na sequência, trazemos dois vídeos com Philip Daro. O especialistas tem vasta experiência com a construção de parâmetros de aprendizagem nos Estados Unidos e, no primeiro vídeo, traz importantes contribuições sobre o propósito das avaliações em larga escala enquanto instrumentos que permitem verificar se estamos indo na direção desejada e se o progresso observado está no ritmo esperado. Também chama a atenção para a qualidade do desenho das avaliações e de que maneira seus itens realmente refletem as aprendizagens objetivadas. Confira:
No segundo vídeo, o especialista discute as possíveis armadilhas que existem no uso das avaliações em larga escala. As avaliações podem gerar consequências indesejadas que, ao invés de contribuir para a qualidade do ensino e aprendizagem acabam gerando práticas contrárias a esse propósito. Para tanto, ele aborda questões sobre como a avaliação está articulada ao currículo, transparência na construção das avaliações, as condições de aplicação e seus usos. Assista:
Continuando a trajetória, temos um vídeo com Philip Lambert, especialista em currículo e avaliação na Austrália, e com o Professor Guillermo Flores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.
Philip Lambert aborda a relação entre currículo e avaliação, aprofundando a reflexão sobre como construir estruturas avaliativas a partir dos currículos, evitando que elas se tornem instrumentos isolados das práticas pedagógicas. Também compartilha sobre a experiência vivida pela Austrália no desenvolvimento do referencial curricular nacional e em como as avaliações foram alteradas para refletir o currículo australiano. Assista:
O Professor Guillermo Flores propõe uma importante reflexão sobre a avaliação enquanto apoio das práticas de ensino em sala de aula e de que maneira a capacitação docente é essencial para que esses profissionais tenham conhecimentos mais sólidos sobre a construção e uso das avaliações a favor do aprendizado dos estudantes. Confira abaixo:
Por fim, a diretora do Instituto Reúna, Kátia Stocco Smole, aprofunda a discussão acerca do porquê a avaliação é essencial para promover uma educação de qualidade. Ela também explica o motivo de considerarmos a avaliação tão relevante para o sucesso da Base Nacional Comum Curricular, viabilizando a construção de um sistema coerente de educação. Veja:
Esperamos que esses vídeos proporcionem um novo olhar sobre a relevância das avaliações para a educação! Assista e inspire-se conosco!
** Por Filomena Siqueira
7 Comentários
Equipe Reúna,
No texto da matéria acima existe a afirmação: “com o término das metas estabelecidas para o Ideb” – gostaria de apoio para compreensão da mesma, afinal, no momento as escolas públicas estão sendo preparadas para a Avaliação Saeb, que tem previsão de aplicação entre 08/11 e 10/12, conforme portaria DOU nº 250, de 05 de julho de 2021.
Cordialmente,
Chrystina Magalhães
Olá, Chrystina, tudo bem? Este é o último ano para o qual as metas para o Ideb foram desenhadas. Portanto, por enquanto, nada muda para as redes, que devem sim se preparar para a avaliação do Saeb no fim do ano. Um abraço!
As escolas estão em busca de desenvolver todas as competências necessárias para que os alunos consigam alcançar as metas desejadas na prova do Saeb.
Entender sobre os direitos de aprendizagem é tão importante quanto saber como verificar se eles estão sendo alcançados. É por isso que as avaliações em larga escala são um importante instrumento de gestão para contribuir com a busca por equidade nos resultados educacionais. Importantes reflexões sobre as avaliações contribuíram para o meu entendimento acerca desse assunto.
Todos do Leman estão de Parabéns pelo curso maravilhoso !!!
As escolas buscamde desenvolver todas as competências e habilidades necessárias para que os alunos consigam alcançar as metas .
Sou técnico da educação em Angola e me interesso pela a problemática da avaliação em larga escala para melhoria da qualidade de ensino fundamental no meu país, vi em vocês a necessidade de aprender com o que vocês publicam, isso me anima.