Reuna Logo
Voltar ao site

Pesquisa internacional sobre pandemia

A equipe do Instituto Reúna está orgulhosa de ter apoiado a Global School Leaders (GSL) – organização internacional focada em mobilizar instituições para investir no treinamento de lideranças escolares. 

A GSL fez uma pesquisa sobre como as escolas se adaptaram durante o segundo ano pandêmico e quais foram os principais desafios enfrentados pelos dirigentes escolares nesse período. O Reúna, juntamente com organizações de Colômbia, Ruanda, Gana e Filipinas, colaborou para que o estudo chegasse em redes de educadores que atuaram fortemente para manter a qualidade da educação básica durante a pandemia de Covid-19. 

Realizada em 2021, a pesquisa contou com mais de 11 mil educadores de 24 países, entre eles, cerca de 3.700 diretores, vice-diretores ou coordenadores escolares, que tiveram papéis importantes na definição das defasagens nas redes. 

Evasão escolar e falta de acesso à tecnologia adequada para acompanhar as aulas remotas foram as principais dificuldades enfrentadas citadas. No entanto, os líderes escolares encararam muitos outros desafios, incluindo a perda de vidas decorrentes da Covid-19 na comunidade escolar; preocupações com a saúde mental tanto de professores quanto de alunos; fechamento prolongado das escolas e o impacto nos estudantes, além da constante preocupação com as defasagens de aprendizado. 

Quer saber mais detalhes? Leia a íntegra da pesquisa aqui, em inglês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *