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Recomposição das Aprendizagens: O desafio de redes de ensino para superar os impactos da pandemia na Educação

Conheça as iniciativas pedagógicas do Reúna que apoiam redes e escolas a garantir a consolidação das aprendizagens e o alinhamento à BNCC

A recomposição da aprendizagem tornou-se uma necessidade urgente diante dos impactos devastadores que a pandemia de COVID-19 trouxe para o sistema educacional brasileiro. Mesmo antes da crise, já enfrentávamos desafios significativos em relação ao nível de aprendizagem dos estudantes, como revelado pela avaliação do Saeb de 2019. Os resultados mostraram que apenas 51,5% dos estudantes do 5º ano, 24,4% dos estudantes do 9º ano e 10,3% dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio estavam no nível adequado de aprendizagem em Matemática.

No entanto, há menos de dois anos, boa parte das escolas brasileiras se viu obrigada a adotar aulas reduzidas ou mesmo a suspensão completa das atividades presenciais. Os efeitos desse período de interrupção serão mais profundos do que gostaríamos, especialmente no que diz respeito à educação pública do país.

Segundo o UNICEF, cerca de 5 milhões de alunos estavam fora da escola ou sem atividades escolares no final de novembro de 2020. Esses números alarmantes refletem a grave situação enfrentada pelos estudantes brasileiros.

Outro indicador preocupante é a queda na taxa de participação escolar. De acordo com o Iede, em abril de 2021, apenas 90% dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental estavam participando das atividades escolares, enquanto em 2019 essa taxa era de 98%. Essa redução no engajamento dos alunos evidencia o desafio que temos pela frente na recomposição das aprendizagens. 

Nesse contexto, a recomposição das aprendizagens se apresenta como um caminho fundamental para que os docentes possam estabelecer prioridades ao longo do ano letivo, evitando um maior acúmulo de defasagens. É preciso criar estratégias e mecanismos que permitam aos estudantes resgatar e desenvolver as competências e habilidades essenciais, garantindo uma formação educacional de qualidade e equidade.

Desde 2019, o Instituto Reúna tem se dedicado ao desenvolvimento de iniciativas pedagógicas que apoiam redes de ensino e escolas na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando uma educação básica de excelência. No contexto de desafios de aprendizagem antes e pós pandemia, a recomposição das aprendizagens se apresenta como um caminho fundamental para que os docentes possam estabelecer prioridades ao longo do ano letivo, evitando um maior acúmulo de defasagens. Entre as iniciativas voltadas para esta frente, destacamos o Fortalecimento da Aprendizagem, Avalia & Aprende e Avançar. Esses programas oferecem referências e ferramentas para a recomposição da aprendizagem em diferentes etapas do ensino fundamental e médio. Conheça mais sobre eles:

O Fortalecimento da Aprendizagem propõe estratégias e sequências didáticas que ajudam a identificar as defasagens dos alunos e a planejar intervenções pedagógicas específicas. A iniciativa é voltada para a recomposição de aprendizagens dos estudantes do Ensino Médio nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.

Os conteúdos procuram auxiliar os educadores em três momentos:

  1. No mapeamento das lacunas – ou das aprendizagens que não ocorreram no final do Ensino Fundamental e que podem comprometer o desenvolvimento dos estudantes no Ensino Médio;
  2. Em ações de recomposição dessas lacunas ou aprendizagens mapeadas;
  3. Em colocar o estudante como centro do processo de ensino aprendizagem.

 

Já o Avalia & Aprende busca fornecer instrumentos de avaliação que permitam uma análise precisa do desempenho dos estudantes, subsidiando ações de intervenção. O projeto conta com três conteúdos: 

  • As Descrições de Aprendizagem, que apoiam as redes e escolas na identificação das aprendizagens esperadas ao final de cada ano escolar, conforme a BNCC; 
  • As Avaliações Diagnósticas identificam os conhecimentos prévios, o que foi consolidado e as possíveis defasagens de aprendizagem da turma;
  • Por fim, as Avaliações Formativas, que são um conjunto de atividades elaboradas para avaliar os estudantes de forma contínua e apoiar no aprimoramento das práticas pedagógicas por meio do uso de rubricas para apoiar o desenvolvimento das habilidades da Base Nacional Comum Curricular.

 

O programa Avançar – Para uma Matemática engajadora é destinado para coordenadores e professores da componente de matemática do Ensino Fundamental Anos Finais. Por meio de um escopo e sequência, a solução seleciona e prioriza habilidades estruturantes do componente de Matemática para que os estudantes avancem no aprendizado. Essa priorização considerou os Mapas de Foco da BNCC. A iniciativa apresenta também pode auxiliar equipes pedagógicas na preparação para o Saeb 2023, abordando com materiais com relação aos descritores, trazendo cadernos com simulados e competências socioemocionais que apoiam na experiência de realizar avaliações externas.

É fundamental que gestores, educadores, famílias e toda a sociedade se engaje no desafio da recomposição das aprendizagens. É necessário resgatar o potencial de cada estudante, oferecendo-lhes oportunidades de aprendizado significativas e adequadas às suas necessidades. O Reúna está empenhado em contribuir com iniciativas pedagógicas para o enfrentamento deste desafio. Conheça mais nossas iniciativas acompanhando nosso site, nossa newsletter e nossas redes sociais.

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2 Comentários

  • Selma Maria da Silva 2 meses atrás

    Otimo

  • LUCIDEA DE OLIVEIRA SANTOS 2 meses atrás

    Excelente