Reuna Logo
Voltar ao site

O que foi destaque no Reúna em 2021

Enquanto estamos nos aquecendo para apresentar novos materiais, que logo contaremos para você, vamos relembrar os produtos que criamos em 2021 com o propósito de ajudar a educação brasileira a avançar.

Foi (mais) um ano de inúmeros desafios, mas ao lado dos nossos parceiros, lançamos ferramentas para auxiliar educadores(as) e gestores(as) nos meses de educação distanciada e no retorno às escolas para as aulas presenciais. Bora conhecê-las?

  • Nosso Ensino Médio: formação para professores e gestores escolares mergulharem nas mudanças do Ensino Médio.
  • Dentro do programa UK-Brazil Skills for Prosperity, iniciativa global do governo do Reino Unido que promove a equidade, a empregabilidade e o desenvolvimento socioeconômico no Brasil, por meio da aprendizagem do inglês, produzimos instrumentos como Guia de Avaliação – Anos Finais, Escopo e Sequência e Guia de Proficiência.
  • Mapas de Foco nas Redes e Mapas de Foco na Escola: criados para auxiliar gestores(as) de redes e escolas e professores(as) na priorização dos conteúdos em um cenário de flexibilização curricular.
  • Avalia e Aprende: As Descrições de Aprendizagem, primeira etapa do Avalia e Aprende, oferece referências técnicas sobre como usar avaliações diagnósticas e formativas para melhorar a aprendizagem dos estudantes, sempre olhando para as habilidades presentes nos Mapas de Foco da Base Nacional Comum Curricular.
  • Coordenação Pedagógica em Ação: serve de referência para coordenadores(as) pedagógicos(as) prepararem e executarem formações docentes sobre a BNCC na escola.
  • Guia para Elaboração do Plano de Formação Continuada para Implementação do Novo Ensino Médio: apoia equipes técnicas das secretarias estaduais de educação na construção de Planos de Formação, documentos que apresentam o planejamento para a formação de professores(as), gestores(as) escolares e equipes regionais visando a implementação dos currículos e suas premissas pedagógicas.
  • Referencial para Seriação das Matrizes Curriculares no Ensino Médio (Língua Portuguesa e Matemática): apresenta referência para a organização da progressão das aprendizagens dos dois componentes nos currículos para os três anos do EM.
  • Avaliações em Larga Escala no Brasil e no Mundo: análise comparada de 14 experiências ao redor do Brasil e do mundo para apoiar o debate público e as decisões que serão tomadas para que nossas avaliações sejam aprimoradas e reflitam de maneira coerente as aprendizagens previstas na BNCC.
  • ImpulsiONar: programa que conecta e prepara redes públicas de educação, edtechs e organizações de apoio para desenvolver e multiplicar soluções pedagógicas e digitais que promovam equidade na aprendizagem.
  • Roteiros de Apoio à Análise de Materiais Didáticos do PNLD: instrumentos formativos e reflexivos que fornecem insumos técnico-pedagógicos para auxiliar secretarias de educação, gestores(as) escolares e professores(as) durante a escolha dos materiais didáticos de Ensino Médio e Educação Infantil aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *