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Materiais Instrucionais de Alta Qualidade: Uma evolução de material didático? – Artigo 1

Nossa motivação

O Instituto Reúna tem como propósito colaborar com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de modo que ela seja feita com coerência pedagógica sistêmica, isto é, em articulação com outros elementos essenciais para o sucesso dessa importante política educacional: currículos, propostas de formação docente, avaliações de aprendizagem e materiais didáticos.

Para alcançar a coerência pedagógica sistêmica, entretanto, é importante que as redes tenham à mão um conjunto de instrumentos pedagógicos, parâmetros, pesquisas e estudos que apoiem e promovam as inovações educacionais a partir da BNCC para que ajudem no cumprimento de seu propósito de garantir aprendizagem de qualidade para todos os estudantes¹.

Ao longo do nosso trabalho, temos buscando entender como outros países, que fizeram parte do movimento mundial que reformas curriculares, conseguiram formular ações diversas que apoiassem a chegada de inovações curriculares às salas de aula e entendemos a relevância dos materiais didáticos nesse processo. Por isso, desde 2019, dedicamos parte do nosso trabalho ao estudo desse tema. Algumas de nossas produções são:

  • Estudo sobre o papel do PNLD para os educadores no Brasil;
  • Roteiros para que, a cada edição do programa, sejam feitas escolhas mais alinhadas à BNCC;
  • Pesquisa sobre o que é um material didático alinhado à BNCC e, a partir dela, rubricas que permitem produzir e avaliar esse alinhamento;
  • Análise de 11 países para entender como evoluíram e estão hoje as políticas de materiais didáticos digitais no âmbito educacional.

 

E foi nesse esforço que, ao analisar a experiência dos Estados Unidos, encontramos os High-Quality Instructional Materials (HQIM), ou, em tradução livre, os Materiais Instrucionais de Alta Qualidade.

Conheça a série: Materiais Instrucionais de Alta Qualidade: um novo modelo de material didático?

Os Materiais Instrucionais de Alta Qualidade² são recursos utilizados pelos professores para proporcionar aos estudantes experiências de aprendizagem elaboradas com base no currículo dos estados ou distritos dos Estados Unidos, que são alinhados aos padrões de aprendizagem do Common Core³. Tais recursos oferecem suporte e orientação aos docentes sobre o que deve ser ensinado, formas de promover a aprendizagem e estratégias de avaliação dos estudantes. Nesta série de artigos no blog do Reúna, feito em colaboração com a consultoria Vozes da Educação, vamos: contextualizar a experiência dos Estados Unidos com a implementação desses recursos; conhecer as características desses materiais; entender os processos de adoção desses materiais e apresentar alguns aprendizados para o Brasil sobre essa experiência.

Os estudos que criaram essa série de artigos têm o papel de ser uma contribuição inicial para o debate sobre o processo constante de aperfeiçoamento dos livros didáticos no contexto da educação pública brasileira. Acreditamos que pesquisas como essas ampliam nossa visão sobre os temas e permitem que tenhamos novas perspectivas sobre o que é vivenciado localmente. Não temos a pretensão de transpor ou traduzir um modelo existente para o que vivemos aqui, pois valorizamos as produções nacionais. No entanto, entendemos ser cabível a provocação de um olhar crítico para as experiências fora do país a fim de nos perguntarmos: Será que estamos fazendo o melhor uso dos nossos recursos hoje?

Acompanhe o lançamento dos próximos artigos pelas redes sociais do Reúna e pela nossa newsletter.

_______

¹ As produções do Instituto Reúna podem ser acessadas em nosso site: www.institutoreuna.org.br.

² Em alguns estudos, em vez de “High-Quality Instructional Materials”, utiliza-se a expressão “Standards-aligned Curriculum Materials” (Materiais curriculares alinhados aos padrões). Optamos por usar primordialmente a tradução livre de Material Instrucional de Alta Qualidade para evitar que se confunda o papel do currículo e desses materiais.

³ O Common Core States Standards é um documento referencial curricular dos Estados Unidos, que determina objetivos de aprendizado para Matemática e Língua Inglesa (Linguagens). Nele, é especificado o que os alunos devem estudar nessas disciplinas durante a educação básica. Nesta série, optamos por utilizar a tradução livre de “padrões de aprendizagem” ao nos referir aos “standards” desse documento. Existem também padrões para Ciências, descritos em outros instrumentos que não o Common Core.

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7 Comentários

  • Jamara Morais de Miranda 6 meses atrás

    Muito bom.

  • Marilene dos Santos Rodrigues 6 meses atrás

    Gostei de seus conteúdos, são muito prazerosos e importantes para o desenvolvimento da aprendizagem.

  • Cláudia Seixas 6 meses atrás

    Grande contribuição para novos estudos.

  • CLEONICE MORAES DA GAMA 5 meses atrás

    Marial de excelência.

  • Elizabeth Moreira Gomes 5 meses atrás

    Gosto muito do Instituto Reúna.

  • Marcionília Bessa da Silva 4 meses atrás

    Muito interessante essa pesquisa, o livro didático deve ser analisando para que esteja cada vez mais próximo dos padrões exigidos , consideramos sobretudo o investimento que é feito na produção e distribuição desse material, e ainda em muitos locais como aqui na minha região Norte, Manaus Amazonas, muitos locais (lembrando das dificuldades de acessos) esse é o único material que os estudantes e professores têm como recurso pedagógico.
    Vou ler esses artigos, na minha dissertação de Mestrado pesquisei sobre a Progressão Curricular na Matemática.

  • Ana Clara Alves de Jesus 3 meses atrás

    Materiais excelentes!