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Os livros digitais são tendência na educação?

Como países estão adotando recursos digitais na educação?

A educação sempre esteve em constante transformação, mas o cenário educacional passou por uma revolução sem precedentes durante a pandemia de COVID-19. Com as escolas fechadas e o distanciamento social em vigor, educadores e estudantes tiveram que se adaptar rapidamente às novas realidades do ensino remoto. Nesse contexto, os recursos educacionais digitais (REDs), ou seja, as atividades enviadas pelo Whatsapp ou até mesmo a adoção de livros digitais, se colocaram como alternativas valiosas para auxiliar na manutenção do vínculo entre estudantes e escola.

Alinhando-se com as demandas educacionais da era digital, e com o intuito de trazer inovações, nacionalmente, no âmbito do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD), existem movimentações importantes de inclusão gradativa em seus editais da previsão de aquisição de recursos digitais educacionais. Essas inovações resultarão na disponibilização de livros didáticos digitais para Anos Finais do Ensino Fundamental, no âmbito do PNLD 2024, sendo prevista a escolha destes REDs para abril de 2024.

No entanto, cabem diversas questões sobre esse processo. O Reúna levantou a seguinte pergunta, tendo em vista este cenário: se os livros digitais são tendência na educação, como outros países estão conduzindo esta adoção?

Em 2022, o Instituto Reúna lançou a primeira parte da pesquisa Livros Didáticos Digitais pelo Mundo, na qual, foi feito um mapeamento de 11 países sobre as suas experiências na utilização destes recursos. Um dos achados apontou para a adoção de um formato híbrido, ou seja, o uso de livros digitais e impressos pelos estudantes. Agora, em 2023, a segunda parte da pesquisa foi lançada, dando profundidade às experiências de três países (Coreia do Sul, Estônia e Holanda), investigando o desenho das iniciativas para livros didáticos digitais nesses países, a forma de produção, a lógica de implementação, e o monitoramento do uso desses materiais.

É importante destacar que a adoção dos livros didáticos digitais deve considerar os desafios de infraestrutura nas escolas e nas casas dos estudantes para o acesso, assim como conectividade à internet de qualidade. Conforme apontado no Guia Edutec do CIEB de 2022, por mais que exista um reconhecimento da utilização das tecnologias digitais nos processos de ensino, currículo e na gestão escolar, sua utilidade ainda é vista de maneira superficial e procedimental. Além disso, a disponibilização de REDs por si só não garante uma educação voltada para a importância da tecnologia. É essencial que a implementação desses materiais articule elementos importantes para o bom desenvolvimento de políticas educacionais como a adequação curricular e a formação de professores, nesse caso, englobando competências digitais. Por fim, é primordial que haja clareza e que sejam articulados os papéis dos diferentes atores relacionados (editoras, escolas, poder público e gestão escolar).

Confira outros achados das pesquisas no link: www.institutoreuna.org.br/conteudo/livros-didaticos-digitais-pelo-mundo

– Por Fernanda Candido Gomes e Dija Santos, coordenadoras de projetos do Instituto Reúna.

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