Reuna Logo
Voltar ao site

Conhecendo os Materiais Instrucionais de Alta Qualidade – Artigo 3

Este é o terceiro artigo da série Materiais Instrucionais de Alta Qualidade: Uma evolução de material didático? Antes de seguir, recomendamos que leia o texto de introdução o artigo Contextualizando a experiência dos Estados Unidos.

Neste artigo, vamos trazer um resumo das definições do que é um Material Instrucional de Alta Qualidade e analisar suas características gerais.

Materiais Instrucionais de Alta Qualidade

Nos Estados Unidos, a definição do que é considerado Material Instrucional de Alta Qualidade (High Quality Instructional Material)¹ pode variar de acordo com o estado. Com base em nossas fontes bibliográficas, trazemos uma definição do que são os materiais instrucionais de alta qualidade na perspectiva estadunidense:

Fonte: Elaboração Própria.

Por que utilizar materiais instrucionais de alta qualidade? 

O artigo da Brookings Institution (CHINGOS, 2012) faz uma importante defesa dos Materiais Instrucionais de Alta Qualidade ao trazer um compilado de como os livros didáticos influenciam diretamente os professores e seus comportamentos em sala de aula, ao citar que é mais provável que os docentes ensinem os tópicos apresentados no material escolhido pela escola ou pelo distrito do que ensinar tópicos que não são contemplados nos livros, assim como tendem a seguir a ordem do livro e sua abordagem pedagógica. Ainda segundo o artigo, os estudantes aprendem prioritariamente a partir dos livros e dos professores. A imagem a seguir exemplifica o nível de influência de outros aspectos envolvidos no processo de aprendizagem.

Figura 1 – Níveis de interação no aprendizado

Fonte: Tradução livre. (CHINGOS, 2012.)

Listamos aqui alguns dos motivos encontrados na literatura e nos documentos pesquisados³ para justificar o uso dos materiais instrucionais de alta qualidade:

  • Alinhamento aos padrões de aprendizagem: O propósito da implementação do Common Core foi a melhoria no aprofundamento de conhecimentos, na habilidade de comunicar ideias e na capacidade de resolver problemas, assim, aumentando as expectativas de aprendizagem e focando na preparação dos estudantes para o sucesso acadêmico nas universidades e nas carreiras (WIENER, 2013). Assim, os materiais instrucionais podem favorecer a melhoria da aprendizagem por terem o objetivo de promover o atingimento desses padrões de aprendizagem.
  • Qualidade do conteúdo: Segundo levantamento (TNTP, 2018), em um ano escolar, um estudante pode ter 581 das 720 horas escolares investidas em atividades que não são de alta qualidade, ou seja, não trabalham padrões de aprendizagem ou não são adequadas ao seu nível de aprendizagem.
  • Economia de tempo: Professores gastam aproximadamente 12 horas por semana procurando ou criando materiais instrucionais segundo levantamento (GOLDBERG, 2016). Esse tempo poderia ser usado para se aprofundar nos conhecimentos e personalizar materiais para atender as necessidades dos estudantes (CHIEFS, 2019).
  • Há indicadores de melhoria de aprendizagem: Um estudo mostrou que, ao usar um material instrucional alinhado ao currículo nas Grades 4 ou 5 de Matemática, o  desempenho dos estudantes pode aumentar 3,6 pontos percentuais (KANE, 2016).
  • Promoção da equidade na aprendizagem dos estudantes: É possível identificar uma menor expectativa sobre a aprendizagem de crianças de grupos minoritários (pobres e negras), comprometendo seu potencial (KAUFMAN, 2020c). A implementação dos padrões de aprendizagem visou “elevar a barra” sobre o aprendizado das crianças e jovens. Foi identificado que professores de escolas de vulnerabilidade social dos Estados Unidos estão fazendo uso mais frequente de materiais instrucionais de alta qualidade da componente de linguagens (English language arts), assim como os materiais digitais e outros auxiliares (KAUFMAN, 2020a).
  • Aumento de engajamento de estudantes: Um estudo mostrou que professores de Matemática que usaram materiais alinhados aos padrões de aprendizagem tiveram um nível maior de engajamento do que professores que não tinham acesso a materiais alinhados (OPFER, 2018). No entanto, há um alerta de que isso só acontece se há uma conexão com ações de desenvolvimento profissional de professores e feedbacks aos estudantes (KAUFMAN, 2020c).
  • O material instrucional também forma professores: A importância da formação docente também é citada em 10 estudos (APUD), afirmando que um estudante vai aprender mais se for ensinado por um professor acima da média⁴. Não é à toa que, ao descobrir que seria necessário mais expertise para implementar os padrões de aprendizagem, a Federação Americana de Professores (American Federation of Teachers) advogou por melhores materiais instrucionais (FUTURE-ED, 2022).
  • O custo de aquisição dos materiais de alta qualidade não é maior para os distritos e escolas: Uma pesquisa do distrito de Colúmbia sugeriu que os materiais instrucionais de alta qualidade promovem melhorias na aprendizagem dos estudantes tanto quanto intervenções mais custosas (ALLAN, 2017). Além disso, um estudo mostrou que materiais de qualidade têm um custo-benefício 40 vezes maior do que a redução no tamanho das salas (BOSER, 2015).

 

Como é na prática?

Buscando entender quais as características estruturais dos Materiais Instrucionais de Alta Qualidade, selecionamos um exemplo para fazer uma breve análise visando ilustrar como de fato são compostos. A obra escolhida atende às expectativas de alinhamento e usabilidade conforme avaliação feita pelo EdReports⁵, tem seus conteúdos on-line gratuitamente, é o Eureka Math, Grade 6, da Editora Great Minds. A seguir, trazemos alguns exemplos do que foi observado nesse material, ilustrando as características de um material instrucional de alta qualidade.

O material é organizado a partir de um mapa do currículo que fornece uma visão geral do que deve ser trabalhado no ciclo do 6º ao 8º ano, com módulos específicos e sequenciados para cada série. Também há a indicação da quantidade de dias letivos necessários para trabalhar em cada um dos módulos.

Figura 2 – Mapa do Currículo do Eureka Math 

Fonte: Tradução livre. (EUREKA, 2019a).

Em seguida, são apresentados os módulos alinhados com as habilidades que serão desenvolvidas (conforme os padrões curriculares), indicando o tempo de instrução de cada módulo. Para o 6º ano, por exemplo, varia de 25 a 45 dias. A quantidade de habilidades trabalhadas nessa série, por módulo, varia de três a nove. O material engloba todos os padrões de aprendizagem do Common Core, e alguns ainda se repetem em mais de um módulo.

Figura 3 – Quadro de Alinhamento do Eureka Math

Fonte: Tradução livre. (EUREKA,2019a).

De forma geral, o material do professor é uma espécie de planos de aula sequenciados. No início de cada aula, no material, são apresentados os objetivos de aprendizagem dos estudantes. Em seguida, estão as notas de aula, para que o professor possa compreender o conteúdo que será desenvolvido, apresentando conceitos a serem trabalhados, dando dicas de como abordá-los. Esse é um momento em que o professor pode estudar o conteúdo proposto para a aula. Só então é descrito o planejamento da aula. Como cada aula terá um estilo diferente (Problem Set, Modeling Cycle, Exploration, Socratic, em tradução livre, Conjunto de Problemas, Ciclo de Modelagem, Exploração, Socrático), a estrutura da aula pode variar quanto aos exemplos e às atividades. No entanto, independente do formato, o material detalha exatamente o papel esperado do professor em cada etapa da aula, especificando o tempo de instrução em todas elas.

Figura 4 – Material do professor com instruções de preparação das aulas de um módulo

Fonte: Tradução livre. (EUREKA, 2015).

Figura 5 – Material do professor com instruções para a aula

Fonte: Tradução livre. (EUREKA, 2015).

O material fornece avaliações formativas de meio e de final de módulo. A versão do professor contém a resolução das questões e uma rubrica de avaliação que permite que o professor entenda a progressão do estudante quanto ao conteúdo abordado.

FIGURA 6 – Exemplo de Rubrica para avaliação de meio de módulo⁶

Fonte: Tradução livre. (EUREKA, 2015).

Desafios da implementação

É importante trazer também as considerações sobre as problemáticas e os pontos de melhoria apontados na literatura sobre o uso dos materiais instrucionais de alta qualidade no contexto dos Estados Unidos.

Polikoff (2018) aponta três grandes desafios na implementação desses materiais: i) coletar e analisar informações sobre a adoção desses livros para determinar sua efetividade; ii) garantir que os professores tenham os livros mais efetivos; e iii) garantir que os materiais sejam usados.

Esses desafios são parcialmente ilustrados pelos indícios de que os Materiais Instrucionais de Alta Qualidade são utilizados de formas distintas entre as áreas do conhecimento e nas diferentes etapas de ensino. Professores de Matemática do equivalente ao Anos Finais do Ensino Fundamental brasileiro parecem utilizar mais esse tipo de material em comparação aos professores de Linguagens e nas outras etapas (KAUFMAN. 2020b).

Acompanhe o lançamento do próximo e último artigo desta série pelas redes sociais do Reúna e pela nossa newsletter.

 

Referências citadas neste artigo

ALLAN, S.; LEIFER, R. How High-Quality Instructional Materials Can Drive Teacher Growth: K-12 Education, 2017. Disponível em: https://usprogram.gatesfoundation.org/news-and-insights/articles/how-high-quality-instructional-materials-can-drive-teacher-growth. Acesso em: 23 de agosto de 2023.

BOSER, Ulrich; CHINGOS, Matthews; STRAUS, Chelsea. The Hidden Value of Curriculum Reform: Do States and Districts Receive the Most Bang for Their Curriculum Buck?. Center for American Progress, 2015. Disponível em: https://cdn.americanprogress.org/wp-content/uploads/2015/10/06111518/CurriculumMatters-report.pdf. Acesso em: 23 de agosto de 2023.

CHIEFS FOR CHANGE. Choosing Wisely: How States Can Help Districts Adopt High-Quality Instructional Materials, 2019. Disponível em: https://chiefsforchange.org/wp-content/uploads/2019/04/CFC-ChoosingWisely-FINAL-1.pdf. Acesso em: 23 de agosto de 2023.

CHINGOS, Matthew M.; WHITEHURST, Grover J. Choosing Blindly: Instructional Materials, Teacher Effectiveness, and the Common Core. Brookings Institution, 2012. Disponível em: https://www.brookings.edu/wp-content/uploads/2016/06/0410_curriculum_chingos_whitehurst.pdf. Acesso em: 23 de agosto de 2023.

EUREKA Math. A Story of Ratios Curriculum Overview. Great Minds, 2019a. Disponível em: https://cdn2.hubspot.net/hubfs/3454910/Eureka%20Content/EM%20Images/Product%20Images/Student%20Materials/LPS_G8M1.pdf?__hstc=116848601.304f4fa24aa6abdecae5633fa3114f84.1697418796359.1697418796359.1698846478985.2&__hssc=116848601.6.1698846478985&__hsfp=2351071697&hsCtaTracking=9a929d10-cefd-4c14-a713-eda299da6069%7C1c26f69a-522e-4bfb-8f96-0c011604dc9c. Acesso em: 23 de agosto de 2023.

EUREKA Math. Grade 6 Module 1. Teacher Edition. Great Minds, 2015. Disponível em: https://cdn2.hubspot.net/hubfs/3454910/Eureka%20Content/EM%20Images/Product%20Images/Student%20Materials/LPS_G8M1.pdf?__hstc=116848601.304f4fa24aa6abdecae5633fa3114f84.1697418796359.1697418796359.1698846478985.2&__hssc=116848601.6.1698846478985&__hsfp=2351071697&hsCtaTracking=9a929d10-cefd-4c14-a713-eda299da6069%7C1c26f69a-522e-4bfb-8f96-0c011604dc9c. Acesso em: 23 de agosto de 2023.

FUTURE-ED. Unfinished Agenda: The Future of Standards-Based School Reform, 2022. Disponível em: https://www.future-ed.org/unfinished-agenda-the-future-of-standards-based-school-reform/. Acesso em: 23 de agosto de 2023.

GOLDBERG, M. Classroom Trends: Teachers as Buyers of Instructional Materials and Users of Technology. K-12 Market Advisors, 2016. Disponível em: https://mdreducation.com/reports/classroom-trends-teachers-

buyers-instructional-materials-users-technology/. Acesso em: 23 de agosto de 2023.

KANE, T. J.; OWENS, A. M.; MARINELL, W. H.; THAL, D. R. C.; STAIGER, D. O. Teaching Higher: Educators’ Perspectives on Common Core Implementation, 2016. Boston, MA: Harvard University Center for Education Policy Research. Disponível em: https://cepr.harvard.edu/files/cepr/files/teaching-higher-report.pdf. Acesso em: 23 de agosto de 2023.

KAUFMAN, Julia H. et al. How Instructional Materials Are Used and Supported in US K-12 Classrooms: Findings from the 2019 American Instructional Resources Survey. RAND Corporation, 2020a. Disponível em: https://www.rand.org/content/dam/rand/pubs/research_reports/RRA100/RRA134-1/RAND_RRA134-1.pdf. Acesso em: 23 de agosto de 2023.

KAUFMAN, Julia H.; TOSH, Katie; MATTOX, Teryn. Are US Teachers Using High-Quality Instructional Materials? Data Note: Insights from the American Educator Panels. Research Report. RR-2575/11-1-BMGF. RAND Corporation, 2020b. Disponível em: https://www.rand.org/pubs/research_reports/RR2575z11-1.html. Acesso em: 23 de agosto de 2023.

KAUFMAN, Julia; KOCKLER, Rebecca. Lessons from Louisiana’s efforts to create a new marketplace for high-quality K–12 curricula and professional development. 2020c. Disponível em: https://www.aei.org/wp-content/uploads/2020/05/Lessons-from-Louisiana%E2%80%99s-Efforts-to-Create-a-New-Marketplace-for-High-Quality-K%E2%80%9312-Curricula-and-Professional-Development.pdf. Acesso em: 23 de agosto de 2023.

POLIKOFF, Morgan. The challenges of curriculum materials as a reform lever. Economic Studies at Brookings: Evidence Speaks Reports, v. 2, 2018. Disponível em: https://www.brookings.edu/articles/the-challenges-of-curriculum-materials-as-a-reform-lever/. Acesso em: 23 de agosto de 2023.

OPFER, V. Darleen et al. Aligned Curricula and Implementation of Common Core State Mathematics Standards: Findings from the American Teacher Panel. Research Report. RR-2487-HCT. RAND Corporation, 2018. Disponível em: https://www.rand.org/pubs/research_reports/RR2487.html. Acesso em: 23 de agosto de 2023.

STEINER, David. Curriculum Research: what we know and where we need to go. Standards Work, 2017. Disponível em: https://standardswork.org/wp-content/uploads/2017/03/sw-curriculum-research-report-fnl.pdf. Acesso em: 23 de agosto de 2023.

TNTP. The Opportunity Myth, 2018. Disponível em: https://opportunitymyth.tntp.org/. Acesso em: 23 de agosto de 2023.

WIENER, Ross. Teaching to the Core: Integrating implementation of Common Core and teacher effectiveness policies. Aspen Institute, 2013. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED542704.pdf. Acesso em: 23 de agosto de 2023.

 

____

¹ Em alguns estudos, em vez de “High Quality Instructional Materials” utiliza-se a expressão “Standards-aligned Curriculum Materials” (materiais curriculares alinhados aos padrões). Optamos por usar primordialmente a tradução livre de Material Instrucional de Alta Qualidade para evitar que se confunda o papel do currículo e o que são esses materiais.

² Nesta série, optamos por utilizar a tradução livre de “padrões de aprendizagem” ao nos referir aos “standards” do Common Core States Standards. Esses padrões descrevem o que os alunos devem aprender em Matemática e Língua Inglesa em cada ano escolar da educação básica. O equivalente a essa expressão no Brasil seria expectativas ou objetivos de aprendizagem. A BNCC tem uma organização por competências e habilidades; em um planejamento de livros ou de aula, elas podem ser desdobradas em expectativas de aprendizagem. Uma forma de fazer isso pode ser encontrada nas seguintes produções do Instituto Reúna, os Mapas de Foco e as Descrições de Aprendizagem do Avalia & Aprende.

³ O EdReports fez um compilado muito interessante de benefícios em Why Materials Matter que tomamos como referência.

 Cada estado tem uma forma de avaliar a performance de professores, podendo passar por tempo de experiência, observação de aula, resultados dos estudantes, entre outros. O site Education Walkthrough mostra como é a avaliação em cada estado.

O EdReports é uma organização sem fins lucrativos nos Estados Unidos que se dedica a avaliar e revisar materiais didáticos, principalmente em relação aos padrões acadêmicos conhecidos como Common Core Standards. O EdReports avalia os materiais didáticos com base em critérios específicos, incluindo como eles se alinham aos padrões acadêmicos, a clareza das instruções e materiais, a adequação para diferentes níveis de ensino e a eficácia geral no apoio ao aprendizado dos alunos. Suas avaliações são rigorosas e detalhadas, geralmente envolvendo educadores experientes e especialistas em currículo.

⁶ Um material que usa da ferramenta de Rubricas para avaliação em alinhamento à BNCC é o Avalia e Aprende, disponibilizado gratuitamente no site do Instituto Reúna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *