Coerência Pedagógica Sistêmica: Alinhamento à BNCC para uma educação de qualidade
No contexto educacional brasileiro, o alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é pilar fundamental para proporcionar uma educação inclusiva e de excelência. A BNCC estabelece um referencial unificado que delineia as habilidades e competências essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo de sua jornada educacional básica.
A BNCC garante que cada estudante tenha acesso a uma educação de qualidade e equitativa, independentemente de sua localização geográfica ou contexto social. Ela estipula os direitos de aprendizagem fundamentais para cada etapa da educação básica, contribuindo para a equidade no sistema educacional brasileiro.
Um currículo alinhado à BNCC promove consistência e coerência nas práticas pedagógicas, além de dar espaço para a valorização das características regionais de cada região do país. Assim, todas as redes de ensino convergem na mesma direção, com objetivos educacionais compartilhados, impulsionando a melhoria contínua da qualidade do ensino e da aprendizagem.
Além de abordar conteúdos curriculares, a BNCC também enfatiza competência socioemocionais, habilidades cognitivas e valores essenciais para o crescimento completo dos estudantes. Um currículo alinhado à BNCC fomenta uma educação holística e significativa, preparando os alunos não apenas para os desafios acadêmicos, mas também para os aspectos da vida pessoal e profissional, de maneira abrangente e efetiva.
O Plano Nacional de Educação (2014-2024) é uma política pública voltada para objetivos traçados pela pasta de educação para alcançar e melhorar níveis de educação no país. Quatro das vinte metas estabelecidas pelo PNE são voltadas para a melhoria da qualidade da educação básica, que mencionam a BNCC como uma ponte para essas conquistas!
Na meta 7, por exemplo, o PNE prevê o fomento da qualidade da educação básica em todas as etapas, visando a melhora dos dados captados pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Para garantir a qualidade de aprendizagem e o desenvolvimento total dos estudantes, através de atores responsáveis por implementação de mudanças e de colaboração, é necessário uma visão, coerente, pedagógica e sistêmica articuladas das ações de currículo, formação docente, material didático e avaliação da aprendizagem alinhadas ao currículo nacional e mensuráveis para os objetivos do PNE!
Coerência Pedagógica Sistêmica: Integrando e Alinhando Elementos Educacionais
A Coerência Pedagógica Sistêmica, conceito cunhado por Katia Smole, diretora executiva do Instituto Reúna, se estabelece quando o conjunto de práticas e estratégias de um sistema educacional integra de forma harmoniosa todos os elementos do processo de ensino e aprendizagem, promovendo uma educação de qualidade e eficaz. Essa abordagem visa integrar as frentes pedagógicas alinhadas e articuladas em conjunto ao currículo local: a formação de professor, a utilização de materiais didáticos e a avaliação da aprendizagem de maneira integral e articulada, visando ao desenvolvimento educacional integral dos (as) estudantes.
- Formação continuada de professores: desempenha um papel chave na implementação efetiva do currículo alinhado à BNCC. A oferta de formação para o corpo docente auxilia em práticas pedagógicas alinhadas com os objetivos curriculares e as demais frentes de atuação da coerência pedagógica sistêmica.
- Avaliação: A avaliação das aprendizagens é um componente essencial da Coerência Pedagógica Sistêmica, permitindo monitorar o progresso dos alunos e identificar necessidades da intervenção. As avaliações devem estar alinhadas com o currículo e as competências previstas na BNCC, fornecendo percepções de quais habilidades foram ou não consolidadas e traçar planos de intervenção para recompor tais competências.
- Material Didático: A produção, disponibilização e utilização de materiais didáticos alinhados ao currículo nacional auxiliam no desenvolvimento estudantil, como um apoio a consolidação das habilidades e competências, além de auxiliar no trabalho docente em atividades em sala de aula pedagogicamente coerentes.
Fortalecendo a educação com coerência pedagógica sistêmica e a BNCC
Implementar a Coerência Pedagógica Sistêmica é fundamental para fortalecer as aprendizagens e promover um alinhamento efetivo com a BNCC. Ao integrar currículo, práticas de formação continuada docente, material didático e avaliação de maneira coesa e articulada, as escolas podem aprimorar o desenvolvimento de projetos e pedagógicos que supram os desafios de recompor as aprendizagens e garantam o desenvolvimento dos conhecimentos previstos pela BNCC, promovendo uma educação mais significativa e equitativa.
A implementação da BNCC na perspectiva da Coerência Pedagógica Sistêmica é essencial para construir uma educação mais inclusiva e adaptada às exigências atuais da sociedade. Em resumo, o alinhamento de práticas pedagógicas com a BNCC e a adoção da Coerência Pedagógica Sistêmica para as quatro principais frentes de atuação na aprendizagem são estratégias vitais para garantir uma educação de qualidade, preparando os alunos de forma abrangente e eficaz para os desafios e oportunidades da vida.
Referências
BNCC: desafios da implementação dos novos currículos SMOLE, Katia. UNDIME. Educação em Movimento: O direito universal, as transformações e possibilidades durante e após a pandemia. Fundação Santillana. Disponível em: https://undime.org.br/uploads/documentos/php11oFM6_615b9333a4dfb.pdf