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Avançar: Para uma Matemática Engajadora em Cruz, Ceará

Com o apoio do AVANÇAR, rede municipal desenvolve trabalho que fortalece as competências socioemocionais dos estudantes.

A matemática pode ser engajadora! A rede municipal de Cruz, no Ceará, entende o quanto ela pode ser transformadora na vida dos estudantes, assim como a importância de recompor as aprendizagens matemáticas no contexto pós pandêmico. Foi pensando nisso que a rede decidiu utilizar o material produzido pelo Reúna, o AVANÇAR – Para uma Matemática Engajadora, que apoia professores e redes na reconstrução do aprendizado em Matemática do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa promove competências socioemocionais alinhadas à BNCC de forma gratuita e acessível a todos!

De acordo com Suerli Farias, Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Cruz, o material do AVANÇAR é coerente com a proposta educacional da rede:

Mesmo tendo um dos melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do país, temos desafios como todas as redes. Nós temos alunos que precisam avançar mais nos conteúdos e nas habilidades que são trabalhadas e a cada ano é um novo desafio. Quando nós vimos o material do Reúna, a gente olhou muito para nossa proposta como rede, como município, e vimos que realmente dava para utilizar bastante, porque nós temos no município uma prática de Atendimento Pedagógico Personalizado (APP).”

Visita a SEMED-Cruz e conversa com o Secretário de Educação do Município e a equipe técnica.

 

A implementação e adaptação

No início da implementação, houve uma reunião dos coordenadores da rede para conhecer a proposta e planejar sua execução.

“Ficamos fascinados pelo intuito e pelo objetivo de recompor as aprendizagens dos estudantes do 9ºano”, afirmou Edilson Freitas, Coordenador dos Anos Finais da EEF Joaquim José Monteiro.

Visita à EEF Joaquim José Monteiro.

De acordo com os coordenadores, a adaptação ao projeto foi gradual, alinhando as atividades do AVANÇAR com as habilidades e descritores já trabalhados nas escolas. Das quatro aulas semanais sugeridas pelo projeto, duas aulas foram introduzidas ao período regular, as restantes foram alocadas no contraturno, para alunos com dificuldades de aprendizagem, visando reforçar o conteúdo.

Durante a implementação, a professora do 5º ano, Francisca Lucileia Souza, da EEF Macário José de Farias, percebeu que os estudantes participavam mais das aulas quando são estimulados na prática. “Eles gostaram também porque são aulas bem práticas com a participação deles tanto em equipe como individual”, afirmou.

 

Visita técnica à EEF Macário José de Farias.

Desenvolvimento socioemocional

Um dos principais objetivos do AVANÇAR é desenvolver os aspectos  socioemocionais, preparando os alunos para uma relação mais positiva com a aprendizagem.

De acordo com os estudantes de Cruz que participaram do programa, o AVANÇAR teve um impacto significativo no desenvolvimento do raciocínio e da interpretação, refletindo positivamente em outros componentes curriculares e em sua vida pessoal. “As aulas do AVANÇAR me ajudaram muito na Matemática. Me ajudou a ter menos medo de falar em público e eu achei que será muito útil para o futuro na minha carreira” – destaca uma estudante do 9° ano. 

 Além disso, o programa foi fundamental para superar desafios pessoais, enfrentar as dificuldades em Matemática, abrindo novas perspectivas e oportunidades de aprendizado. Também foi enfatizada a melhoria na expressão pessoal e na superação de obstáculos que impediam a plena participação em atividades escolares. “Eu sempre fui uma aluna que gostou de se expressar, ir a lousa, mas eu ainda tinha uma trava, coisa que às vezes me deixava insegura e eu não falava nada. O AVANÇAR me ajudou principalmente nessa parte de expressar, de perguntar, de estar lá sempre ativa” – afirma uma aluna do 9° ano.

 

AVANÇAR em 2024

A rede agora pretende implementar o AVANÇAR desde o início do ano, para os alunos do 4° ao 9° ano do Ensino Fundamental, garantindo sua continuidade e impacto ao longo do tempo. A expectativa é que o programa se torne parte essencial do currículo escolar, promovendo equidade e aprendizado para todos os alunos.

Quero conhecer a iniciativa
Veja também o vídeo da visita do Reúna à Semed-Cruz e as escolas.

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4 Comentários

  • Maria Izabel Lima Brito 1 mês atrás

    Verifiquei que tem algo bem fundamentado na equipe, porém não está exposto os método de trabalha feito pelo grupo!

  • Laércio Ribeiro Anequino 1 mês atrás

    Legal

  • Laércio Ribeiro Anequino 1 mês atrás

    Muito boa a iniciativa

  • Merian chagas Farias 1 mês atrás

    So grandes ensinamento