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Avalia e Aprende auxilia construção de cultura avaliativa à favor da aprendizagem

Entre os propósitos do Reúna está o de trabalhar em uma abordagem que entenda e antecipe desde as necessidades específicas das redes educacionais até as questões mais amplas dos sistemas de educação. Por isso, disponibilizamos estudos, materiais e ferramentas técnico-pedagógicas com foco na garantia da aprendizagem à luz da BNCC para professores, secretarias, direção, coordenação pedagógica e jovens estudantes dos municípios brasileiros. 

Nosso objetivo é colaborar para a implementação das diretrizes educacionais, como a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, a fim de garantir que a aprendizagem de fato aconteça.

Para auxiliar nesse processo, a área de Avaliação do Instituto Reúna desenvolve produtos e estudos técnico-pedagógicos para uma efetiva implementação da BNCC, ajudando profissionais da educação a atingirem seus objetivos sob uma perspectiva pedagógica. Desse modo, desenvolvemos  o Avalia e Aprende, uma ferramenta  para  apoiar as redes e as escolas na construção de uma cultura avaliativa centrada na aprendizagem.

Avalia e Aprende

O Avalia e Aprende, lançado em 2021, oferece  um conjunto de referências técnicas para a condução de um processo avaliativo a favor  da aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental, sempre olhando para as aprendizagens focais presentes nos Mapas de Foco da BNCC

A ferramenta se divide  em 3 etapas, sendo elas: Descrições de Aprendizagem, Avaliações Diagnósticas e Avaliações Formativas, criando uma  cultura da avaliação para fazer a aprendizagem acontecer, gerando um sentido de presença pedagógica na ação docente.

“O Avalia e Aprende tem essa estrutura potente que coloca luz aonde queremos chegar, sabendo de qual ponto estamos partindo e como desenvolveremos as habilidades necessárias para chegar no lugar que pretendemos. Esse é o ciclo que queremos fechar e que entendemos que a avaliação a favor da aprendizagem precisa fazer.Não é aquela avaliação que vai apenas constatar alguma coisa no final, é uma avaliação que estará com o professor desde o começo do ano até o fim, acompanhando toda a trajetória docente.” afirma Filomena Siqueira, responsável pela área de Avaliação e Material Didático do Instituto Reúna.

E como funciona na prática?

Descrições de Aprendizagem

A primeira etapa traz uma síntese do que os estudantes devem saber fazer ao término de cada ano escolar, de acordo com o que é previsto na BNCC. Para tanto, oferece um elo entre o que será ensinado e o que deve ser observado nas ações dos estudantes, apoiando a identificar o quanto eles demonstram dominar as aprendizagens esperadas.

 As Descrições também contribuem para a visualização da progressão das aprendizagens, ajudando a tornar mais visível a observação da mobilização das aprendizagens pelos estudantes a cada ano e entre os anos. Cada Descrição foi desenvolvida a partir das habilidades da BNCC, com um olhar para as aprendizagens focais dos Mapas de Foco, e estão organizadas por ano escolar e componente curricular.

 Avaliações Diagnósticas

A segunda etapa conta com um conjunto de diferentes tipos de itens (ou questões) para  identificar os conhecimentos prévios dos estudantes, com parâmetros para apoiar o diagnóstico e a interpretação do desempenho As avaliações diagnósticas apoiam na identificação das aprendizagens consolidadas ou das possíveis defasagens, visando construir um diagnóstico que auxilie na priorização das intervenções pedagógicas. Os cadernos diagnósticos dentro da ferramenta foram desenvolvidos a partir da priorização das aprendizagens focais dos Mapas de Foco.

Avaliações Formativas

A terceira e última etapa fortalece o acompanhamento pedagógico dentro desse processo de avaliação. As avaliações formativas permitem ao docente fazer os ajustes de rota que reconduzem continuamente os estudantes às aprendizagens esperadas. Para isso, disponibilizamos  tarefas a serem introduzidas no planejamento das aulas, que viabilizam a utilização da avaliação formativa enquanto prática pedagógica. As atividades trazem rubricas para orientar a interpretação das ações realizadas pelos estudantes em determinada tarefa.

Além disso, disponibilizamos um guia (Avalia e Aprende na Prática), que auxilia e direciona a aplicação do Avalia e Aprende nas escolas e nas redes. Vale ressaltar que, para alcançar o êxito da proposta avaliativa, é preciso considerar a coerência que existe entre as etapas, aplicando-as em sequência, de forma processual e contínua. 

Porém, o material pode ser aplicado de maneira complementar aos planos de aula e outros materiais já fornecidos pela rede.

 

De qual maneira posso utilizar o Avalia e Aprende?

O Avalia e Aprende apoia práticas avaliativas que podem colaborar na efetivação de ações pedagógicas alinhadas às habilidades da BNCC. Veja como você pode utilizar essa ferramenta:

Secretários e Secretárias de educação podem aprimorar seus processos de avaliação por meio de alguns enfoques: 

  • Estudar a ferramenta junto à equipe técnica
  • Planejar a utilização do Avalia junto às equipes pedagógica da secretaria e gestores escolares
  • Orientar as equipes sobre como utilizar a ferramenta para os processos avaliativos

 

Diretores e diretoras escolares, além de coordenadores e coordenadoras pedagógicos, devem seguir uma jornada semelhante à dos Secretários e Secretárias de Educação:

  • Apresentar a ferramenta e abrir espaço para reflexão sobre diferentes formas de avaliação e impacto da análise dos resultados na aprendizagem dos estudantes
  • Verificar o desempenho da escola nas avaliações que já existem
  • Compreender junto dos professores o propósito das avaliações em curso
  • Organizar momentos com a comunide escolar para apresentar resultados das avaliações e discutir estratégias pedagógicas para consolidação das aprendizagens não alcançadas/efetivadas
  • Acompanhar a utilização das atividades diagnósticas e formativas nas aulas durante encontros com os professores

 

Já para professores e professoras, o processo de envolvimento com a ferramenta começa no acesso às Descrições de Aprendizagem para o componente curricular Língua Portuguesa ou Matemática e no ano escolar que deseja. Os exemplos presentes nas Descrições contribuem para a elaboração do planejamento pedagógico focado no que se espera que os estudantes aprendam.

  • Planejamento: Para planejar a utilização dos instrumentos disponíveis, além de observar o calendário letivo, pode-se inserir nos planos de aula momentos específicos e personalizados para desenvolver as atividades com os estudantes.
  • Diálogo com os estudantes: É essencial o diálogo com os estudantes sobre a intencionalidade de cada avaliação e como os resultados podem favorecer a compreensão sobre os conhecimentos que precisam ser consolidados. Além de verificar em que medida as Descrições de Aprendizagem estão sendo desenvolvidas ao longo de suas aulas. 
  • Acompanhamento pedagógico: Vale lembrar que toda a proposta do Avalia e Aprende busca apoiar o uso de diferentes instrumentos avaliativos enquanto prática pedagógica, portanto, ao aplicar os itens diagnósticos e as atividades formativas, é essencial acompanhar não apenas os estudantes no momento da aplicação do exercício, mas nas devolutivas e propostas de encaminhamento para garantir a consolidação das aprendizagens.

Conheça mais sobre o Avalia e Aprende

Você encontra essas e outras dicas já disponíveis na ferramenta. Acesse aqui o Avalia e Aprende! Os materiais estão disponíveis gratuitamente, basta fazer o login em nosso site e mergulhar neste universo, que pode servir como base para aplicação de atividades e avaliações dos estudantes pelos docentes ou como materiais de referência para que favoreçam práticas avaliativas alinhadas à BNCC.

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¹ Os Mapas de Foco são conteúdos que apresentam uma seleção de habilidades focais para cada ano do Ensino Fundamental (de acordo com a Base Nacional Comum Curricular), visando orientar a flexibilização curricular e escolha de conteúdos que estão sendo produzidos por redes de ensino e organizações de educação em situações extremas, como a pandemia do coronavírus.

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