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Avalia & Aprende no Arquipélago do Marajó

Em maio de 2023, uma equipe do Instituto Reúna realizou uma viagem no Marajó, arquipélago localizado no Pará, com um objetivo especial: conhecer a implementação e utilização do projeto Avalia & Aprende nas escolas da rede a partir das ações desenvolvidas pelo Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política de Educação (GAEPE – Marajó) no local. O GAEPE tem como finalidade propor soluções para alcançar melhores índices educacionais nos 17 municípios que compõem a região (Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Cachoeira do Arari, Chaves, Curralinho, Gurupá, Melgaço, Muaná, Oeiras do Pará, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista e Soure). O foco de atuação do GAEPE nesses territórios foi definido principalmente pelo baixo índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de todos eles – um dos mais baixos do país.

Durante essa jornada, a equipe testemunhou relatos de uma mudança transformadora na forma como a educação é avaliada e vivenciada pelos alunos, professores e equipe técnica. Neste texto, trazemos alguns pontos dessa experiência única.

Os municípios se prepararam para a utilização do material no segundo semestre de 2022, aprimorando seus conhecimentos sobre avaliações e criando um cronograma de aplicação de duas avaliações diagnósticas e uma aplicação de avaliações formativas nas componentes de Língua Portuguesa e Matemática. A partir de então, o Reúna acompanhou as aplicações coletando aprendizados sobre a utilização do material em escolas rurais, a logística de impressão e distribuição das avaliações, em municípios sem acesso contínuo a internet, em salas com vários estudantes em dias  de temperatura ambiente elevada, entre outros. Tudo isso foi somando a experiência e trazendo melhorias ao projeto e também aos próximos que realizaremos.

Uma das mudanças mais notáveis é a adoção de uma abordagem na avaliação dos alunos. Como mencionado por um dos professores que foram entrevistados: “O projeto dá aquela quebrada no tradicional. A questão da forma de avaliação qualitativa, que é o tradicional do modelo da escola pública também. “Essa mudança de paradigma permite que os estudantes sejam avaliados não apenas por meio de provas escritas, mas também por meio de avaliações formativas e diagnósticas.”

Em vez de confiar unicamente em uma única prova, os alunos têm a oportunidade de demonstrar seu conhecimento e habilidades ao longo do ano letivo. Isso permite que os educadores identifiquem o progresso individual dos alunos e entendam melhor suas necessidades. Como mencionado por outro professor, “A forma de avaliar, o próprio projeto diz: Avalia e Aprende, pois a gente está avaliando tanto nós quanto professores, equipe técnica, os alunos também… estamos aprendendo muitas coisas novas na forma de se avaliar, na forma geral.”

Assista mais depoimentos sobre no vídeo-case a seguir: https://youtube/institutoreuna

Para saber mais

O Avalia & Aprende pode ser usado gratuitamente para qualquer secretaria de ensino, escola e professor, é composto por Descrições de Aprendizagem (detalhamentos baseados na BNCC e nos Mapas de foco que apoiam na identificação das aprendizagens esperadas ao término de cada ano escolar), Avaliações Diagnósticas para o Ensino Fundamental, nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática (questões de diferentes formatos para diagnosticar a consolidação das aprendizagens ou identificar possíveis defasagens) e Avaliações Formativas (conjunto de atividades para avaliar os estudantes de forma contínua e apoiar no aprimoramento das práticas pedagógicas através do uso de rubricas).

Na mídia 

A CBN de Belém entrevistou a diretora do Reúna, Katia Smole, sobre o projeto. Assista o vídeo a partir do minuto 34.

 

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