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Anos finais do Ensino Fundamental: Preparando o terreno para o desenvolvimento acadêmico e socioemocional

A etapa dos anos finais do Ensino Fundamental é crucial na jornada educacional de qualquer estudante. Essa etapa desempenha um papel fundamental na consolidação de habilidades acadêmicas e socioemocionais, ao mesmo tempo que os estudantes estão lidando com os desafios da adolescência e com as expectativas com seus projetos de vida. 

O destaque para essa etapa deve estar na efetividade da sua aprendizagem, garantindo a permanência dos e das jovens na escola, não permitindo que saiam com defasagens de aprendizagem. Porém, não é isso que vemos no Brasil segundo dados e pesquisas recentes

Acompanhe alguns desses indicadores: 

 

O contexto dos anos finais do Ensino Fundamental no Brasil

No cenário educacional brasileiro, os anos finais do Ensino Fundamental assumem uma importância estratégica. É nesse momento que os alunos podem solidificar seus conhecimentos e competências.

Segundo o QEdu e Saeb 2021, os níveis de aprendizagens no 9º ano representam uma adequação de 35% no componente de Língua Portuguesa e apenas 15% em Matemática. Segundo o G1, pela primeira vez o número de matrículas nesta etapa ficou abaixo da meta prevista, após levantamento do PNAD Contínua.

É possível observar como essa etapa é modeladora para a jornada educacional dos estudantes, pois:

  1. Fomenta a consolidação de habilidades: os estudantes devem finalizar essa etapa com todas as habilidades necessárias para enfrentar os desafios do EM. Além disso, o desenvolvimento das competências socioemocionais, como, persistência, autoconfiança e habilidades de comunicação.
  2. Continuidade dos estudos: A qualidade do ensino nos Anos Finais é determinante para o sucesso da trajetória de aprendizagem dos estudantes Um ensino sólido nessa fase contribui para uma etapa mais concisa e assimilativa, evitando distorções de idade série.

 

Desenvolvimento Socioemocional e Acadêmico

Além do aspecto acadêmico, é crucial destacar o desenvolvimento socioemocional dos alunos durante os anos finais do Ensino Fundamental!

Segundo Daniel Siegel (Cérebro Adolescente), a neurociência aponta a adolescência como uma fase importante para o aprendizado e para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, como empatia, resiliência e habilidade social.

Essa fase da vida escolar é fundamental para a construção de habilidades como a persistência, a capacidade de enfrentar desafios, o espaço para erros e a autoconfiança. Também é o momento em que os alunos começam a se preparar para uma maior autonomia acadêmica e pessoal, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.

 

Desigualdade Social na Aprendizagem

O número de pessoas pretas e pardas analfabetas com 15 anos ou mais, ou seja, idade aproximada de conclusão dos Anos Finais, é 3 vezes maior do que o número de pessoas brancas. (PNAD Contínua 2023; IBGE)

Esses dados nos revelam a disparidade entre a alfabetização e aprendizagem elencada a questão racial. Essa disparidade reflete não apenas diferenças socioeconômicas, mas também o legado histórico de exclusão e marginalização enfrentado pela população parda e negra no Brasil.

A melhoria das políticas educacionais para esta etapa dos indicadores nesta etapa é essencial e necessária para promover o desenvolvimento dos(as) adolescentes e jovens do nosso país! Investir em sistemas de relacionamento com as famílias, monitoramento e avaliação contínua do desempenho escolar, são algumas das medidas para que a aprendizagem volte a ser o centro das atenções e reduzir os níveis de abandono escolar.

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2 Comentários

  • Irismar de Sousa Brito 3 semanas atrás

    Informações pertinentes para nós professores, porque apartir daí traçaremos metas

  • Eliane Machado Santos Souza 3 semanas atrás

    Bom dia! Excelente material. Penso nós profissionais da educação precisamos nos fortalecer conhecendo nossos alunos, principalmente, escutando-os para que realmente o aprendizado aconteça.