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Anos finais do Ensino Fundamental: Preparando o terreno para o desenvolvimento acadêmico e socioemocional

A etapa dos anos finais do Ensino Fundamental é crucial na jornada educacional de qualquer estudante. Essa etapa desempenha um papel fundamental na consolidação de habilidades acadêmicas e socioemocionais, ao mesmo tempo que os estudantes estão lidando com os desafios da adolescência e com as expectativas com seus projetos de vida. 

O destaque para essa etapa deve estar na efetividade da sua aprendizagem, garantindo a permanência dos e das jovens na escola, não permitindo que saiam com defasagens de aprendizagem. Porém, não é isso que vemos no Brasil segundo dados e pesquisas recentes

Acompanhe alguns desses indicadores: 

 

O contexto dos anos finais do Ensino Fundamental no Brasil

No cenário educacional brasileiro, os anos finais do Ensino Fundamental assumem uma importância estratégica. É nesse momento que os alunos podem solidificar seus conhecimentos e competências.

Segundo o QEdu e Saeb 2021, os níveis de aprendizagens no 9º ano representam uma adequação de 35% no componente de Língua Portuguesa e apenas 15% em Matemática. Segundo o G1, pela primeira vez o número de matrículas nesta etapa ficou abaixo da meta prevista, após levantamento do PNAD Contínua.

É possível observar como essa etapa é modeladora para a jornada educacional dos estudantes, pois:

  1. Fomenta a consolidação de habilidades: os estudantes devem finalizar essa etapa com todas as habilidades necessárias para enfrentar os desafios do EM. Além disso, o desenvolvimento das competências socioemocionais, como, persistência, autoconfiança e habilidades de comunicação.
  2. Continuidade dos estudos: A qualidade do ensino nos Anos Finais é determinante para o sucesso da trajetória de aprendizagem dos estudantes Um ensino sólido nessa fase contribui para uma etapa mais concisa e assimilativa, evitando distorções de idade série.

 

Desenvolvimento Socioemocional e Acadêmico

Além do aspecto acadêmico, é crucial destacar o desenvolvimento socioemocional dos alunos durante os anos finais do Ensino Fundamental!

Segundo Daniel Siegel (Cérebro Adolescente), a neurociência aponta a adolescência como uma fase importante para o aprendizado e para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, como empatia, resiliência e habilidade social.

Essa fase da vida escolar é fundamental para a construção de habilidades como a persistência, a capacidade de enfrentar desafios, o espaço para erros e a autoconfiança. Também é o momento em que os alunos começam a se preparar para uma maior autonomia acadêmica e pessoal, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.

 

Desigualdade Social na Aprendizagem

O número de pessoas pretas e pardas analfabetas com 15 anos ou mais, ou seja, idade aproximada de conclusão dos Anos Finais, é 3 vezes maior do que o número de pessoas brancas. (PNAD Contínua 2023; IBGE)

Esses dados nos revelam a disparidade entre a alfabetização e aprendizagem elencada a questão racial. Essa disparidade reflete não apenas diferenças socioeconômicas, mas também o legado histórico de exclusão e marginalização enfrentado pela população parda e negra no Brasil.

A melhoria das políticas educacionais para esta etapa dos indicadores nesta etapa é essencial e necessária para promover o desenvolvimento dos(as) adolescentes e jovens do nosso país! Investir em sistemas de relacionamento com as famílias, monitoramento e avaliação contínua do desempenho escolar, são algumas das medidas para que a aprendizagem volte a ser o centro das atenções e reduzir os níveis de abandono escolar.

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6 Comentários

  • Irismar de Sousa Brito 11 meses atrás

    Informações pertinentes para nós professores, porque apartir daí traçaremos metas

  • CLÁUDIA MARTINS SANTOS 11 meses atrás

    Uma discussão n ecessária.

  • Eliane Machado Santos Souza 11 meses atrás

    Bom dia! Excelente material. Penso nós profissionais da educação precisamos nos fortalecer conhecendo nossos alunos, principalmente, escutando-os para que realmente o aprendizado aconteça.

  • Apoliana Souto da Silva 11 meses atrás

    Algo muito importante, seria criar uma política pública educacional voltado para as famílias, pois, nos deparamos cada vez mais, com famílias que não estão sabendo lidar com as crianças e adolescentes, famílias que não estão sabendo EDUCAR, impor limites, RESPEITAR. E essa situação acaba refletindo dentro do ambiente escolar, com o bullying e as mais variadas formas de preconceito, o que acaba interferindo diretamente na formação social de nossos alunos.

  • lucas 9 meses atrás

    Informações pertinentes para nós professores, porque apartir daí traçaremos metas

  • Gilmar Francisco de Santana 8 meses atrás

    muito interessante e esclarecedor.