Reuna Logo
Voltar ao site

Aconteceu no Avançar – Edição 2

Caravana Avançar – Para uma Matemática Engajadora

Por meio da parceria do Instituto Gesto – Vetor Brasil com o Instituto Reúna, no dia 3 de agosto, Katia Stocco Smole, diretora executiva do Reúna, esteve presente para uma iniciativa da Secretaria Estadual de Pernambuco em prol da recomposição das aprendizagens dos alunos do Ensino Fundamental da rede.

O encontro reuniu técnicos da Secretaria de Educação do estado, coordenadores e formadores das regionais que irão conduzir e estimular a ação nas escolas. O lançamento do Projeto Reconquista, apoia educadores e redes de ensino na recomposição das aprendizagens dos estudantes nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.

Além disso, com o intuito de desenvolver e implementar estratégias pedagógicas apropriadas à realidade educacional do estado visando a recomposição das aprendizagens dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a Secretaria de Educação e Esporte de Pernambuco utiliza os materiais do Avançar.

Em Marabá, no estado do Pará, aconteceu um encontro formativo para debater sobre a utilização e a contribuição do Avançar com professores e coordenadores pedagógicos. Charles Oliveira e Pedro Chaves divulgaram a sugestão para implementar os módulos I e II, em conjunto com a versão impressa do caderno de estudos orientados distribuídos para os alunos.

Ocorreu outro momento formativo em Campina Grande, no estado da Paraíba, onde reuniu por volta de 41 professores e 24 técnicos pedagógicos que estão avançando nas aprendizagens.

Webinário Avançar

Nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 2023 aconteceram três webinários com discussões sobre recomposição das aprendizagens em Matemática e a atuação de equipes técnicas no processo de recompor. Durante os encontros foi realizada a apresentação na prática a utilização dos materiais do Avançar.

Com temas como “A resolução de problemas e a recomposição das aprendizagens em Matemática”, “Avançar na aprendizagem da Álgebra no Ensino Fundamental” e “Avançar em Matemática pelo Planejamento”, o evento contou com a mediação de Katia Smole e participação de grandes figuras, como Maria Ignez Diniz, Cristiane Chica e Adriana Amorim.

Assista aos webinários no nosso canal do Youtube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário

  • Almir vieira junior 5 meses atrás

    A capacitação é a forma mais eficiente da melhoria da didática de ensino. O manejo da sala de aula , o planejamento e o domínio das ações – fator principal para uma educação púbica de qualidade. Parabéns pela inciativa.