Reuna Logo
Voltar ao site

Aconteceu no Avançar – Edição 1

Diante dos desafios no que se refere ao nível de aprendizagem dos estudantes nos últimos anos, a recomposição das aprendizagens é uma direção importante para que os docentes possam determinar prioridades ao longo do ano letivo e criar bases consistentes para aprendizagens efetivas.

O programa Avançar – Para uma Matemática Engajadora oferece referências e ferramentas para a recomposição da aprendizagem em diferentes etapas do ensino, é destinado para coordenadores e professores da disciplina de Matemática do Ensino Fundamental, com a seleção e priorização de habilidades estruturantes do componente.

Ademais, o programa apoia equipes pedagógicas na preparação para o Saeb 2023, abordando materiais com relação aos descritores, trazendo cadernos com simulados e competências socioemocionais que auxiliam no apoio da experiência de realizar avaliações externas.

Traremos aqui, no blog do Reúna, algumas informações de como as redes de educação estão se mobilizando pelo Brasil a fim de promover a recomposição das aprendizagens. Esta é uma iniciativa da parceria do Instituto Gesto – Vetor Brasil com o Instituto Reúna.

Webinários de Engajamento

Foram realizados 7 webinários de engajamento ao longo dos meses de maio e junho, com a intenção de apresentar e orientar passo a passo a construção do projeto, sobre os usos dos materiais do projeto para professores, coordenadores e pontos focais das Redes que realizam a implementação do Avançar.

Atualmente somamos 11 Redes que implementam o Avançar, podem ser divididas em dois grupos e abrangendo mais de 500 escolas em todo território brasileiro.

  • Grupo 1 – Estados: Alagoas, Amapá, Pernambuco, Piauí e Sergipe.
  • Grupo 2 – Municípios: Cabo de Santo Agostinho – PE, Campina Grande – PB, Manicoré – AM, Marabá – PA, Taubaté – SP e Ulianópolis – PA.

 

O Avançar nas Redes

A equipe da Secretaria Municipal de Educação de Ulianópolis, no Pará, apresentou o projeto às famílias, escolas e estudantes, além do mais realizou a impressão e a distribuição dos materiais para os alunos, as turmas referentes ao 9º ano que participam da recomposição das aprendizagens se totalizam em 471 alunos.

“Apresentamos o Projeto Avançar para os gestores, coordenadores pedagógicos e professores da    Rede, a aceitação foi muito boa. Fizemos um Plano de Implementação e Monitoramento do Projeto, prevendo a realização de assembleias com as famílias e estudantes para apresentação do projeto e entrega dos materiais impressos.” – comentou Cleonice Gama e Silvana Oliveira, Pontos Focais de Ulianópolis.

Acompanhe nossas redes sociais para saber de mais notícias sobre a utilização do Avançar – Para uma Matemática Engajadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comentários

  • Cecília Resende 7 meses atrás

    Quero muito conhecer os materiais e contribuir de alguma forma com esse projeto .
    Como encontrar vcs ?

  • Lucivaldo Braga Teixeira 7 meses atrás

    Muito bom, desejo participar!

  • Lucivaldo Braga Teixeira 7 meses atrás

    Muito bom, desejo participar deste projeto!

  • Katia Almira de Sousa Freitas 7 meses atrás

    𝙊 𝙋𝙧𝙤𝙟𝙚𝙩𝙤 𝘼𝙫𝙖𝙣𝙘𝙖𝙧 𝙥𝙖𝙧𝙖 𝙪𝙢𝙖 𝙢𝙖𝙩𝙚𝙢𝙖𝙩𝙞𝙘𝙖 𝙚𝙣𝙜𝙖𝙟𝙖𝙙𝙤𝙪𝙧𝙖,𝙫𝙚𝙢 𝙖𝙘𝙤𝙣𝙩𝙚𝙘𝙚𝙣𝙙𝙤 𝙘𝙤𝙢 𝙚𝙢𝙥𝙚𝙣𝙝𝙤 𝙚 𝙘𝙤𝙢𝙥𝙧𝙤𝙢𝙞𝙨𝙨𝙤 𝙙𝙤𝙨 𝙥𝙧𝙤𝙛𝙚𝙨𝙨𝙤𝙧𝙚𝙨 𝙚 𝙚𝙦𝙪𝙞𝙥𝙚 𝙜𝙚𝙨𝙩𝙤𝙧𝙖 𝙥𝙖𝙧𝙖 𝙧𝙚𝙘𝙤𝙢𝙥𝙤𝙧 𝙘𝙤𝙢 𝙚𝙛𝙞𝙘𝙞𝙚𝙣𝙘𝙞𝙖 𝙖 𝙖𝙥𝙧𝙚𝙣𝙙𝙞𝙯𝙖𝙜𝙚𝙢 𝙙𝙤𝙨 𝙖𝙡𝙪𝙣𝙤𝙨.

  • Almir vieira junior 5 meses atrás

    Estas iniciativas que transformam e fazem da educação e da recomposição uma forma mais leve de aprender.

  • CLEONICE MORAES DA GAMA 5 meses atrás

    Projeto simplesmente maravilhoso que possibilita aos nossos estudantes terem acesso a uma matemática viva, criativa e presente em toda a parte.