Reuna Logo
Voltar ao site

Uso dos Mapas de Foco durante a pandemia

Criados para apoiar as redes e as escolas no enfrentamento das defasagens e nivelamento das aprendizagens dos estudantes, os Mapas de Foco da BNCC se revelam também uma valiosa ferramenta em cenários adversos, como a pandemia.

Foi pensando na complexidade deste cenário e na urgência em pôr em prática soluções criativas que o Instituto Reúna, em parceria com o Itaú Social, elaborou mais um conjunto de conteúdos e materiais para apoiar dirigentes municipais, estaduais e arranjos intermunicipais na tomada de decisão e planejamento de seus processos de gestão durante o período de isolamento e na retomada das atividades.

Os conteúdos e materiais que criamos integram o Educação na Pandemia e estão organizados em três cursos voltados para diferentes públicos: Dirigentes municipais e equipe, Dirigentes estaduais e equipe e Arranjos intermunicipais. Esses materiais estão na plataforma Polo, do Itaú Social.

Para cada um dos cursos, o Instituto Reúna elaborou orientações específicas que apoiassem a implementação de um ciclo que envolve planejamento, execução e acompanhamento de iniciativas para recuperação e garantia das aprendizagens por meio do uso dos Mapas de Foco durante a pandemia.

Confira abaixo os temas e objetivos de cada módulo:

Agora que você já sabe da existência deste importante espaço de estudo orientado para a ação, conheça, compartilhe e divulgue a plataforma. Lá existem conteúdos de qualidade para gestores, professores e famílias que estão comprometidos com a oferta de uma educação de qualidade a todos e a cada um dos estudantes brasileiros. Desejamos um ótimo curso!

Leia mais:
+ O que mudou nos Mapas de Foco
+ Assista: Lançamento dos Mapas de Foco

Por Clea Ferreira e Fabio Tenório