Reuna Logo
Voltar ao site

Novo Percurso Formativo, agora no site do Reúna

O que é e por que lançamos?

Sabemos que a formação docente ainda é um grande desafio no Brasil, mas ela é uma peça muito importante para que os referenciais curriculares, desenvolvidos a partir da BNCC, cheguem às escolas.

Conscientes dessa importância e para apoiar formadores de professores e suas redes neste desafio, o Instituto Reúna desenvolveu o Percurso Formativo. Ele reúne um conjunto de pautas formativas construído para ser uma referência para quem precisa planejar e executar formação docente continuada para a BNCC e para os novos currículos de EI/EF.

O diferencial do Percurso Formativo está no fato de que ele foi construído para dar luz às principais inovações trazidas pela BNCC, seja em seus princípios mais essenciais, seja nas ideias centrais que ela traz, tanto para a Educação Infantil quanto para o Ensino Fundamental. Além disso, ele foi criado de modo a permitir que sua adaptação às diversas realidades e necessidades das redes e escolas brasileiras. 

O Percurso Formativo também: 

  • contempla as diferentes dimensões apresentadas na BNCC (direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, competências específicas dos componentes, unidades temáticas, objetos de conhecimento, habilidades, temas transversais contemporâneos)
  • oferece sugestões simples para a adaptação das pautas formativas e realização de formações à distância e online.

Como tudo começou?

Nós criamos o Percurso Formativo em 2019, em parceria com a Fundação Lemann e apoio do Movimento pela Base. Seu primeiro ciclo, intitulado BNCC e Currículo – Primeiros Passos, surgiu como um percurso introdutório. Na época, os currículos referenciais haviam acabado de serem homologados, mas ainda estávamos todos tentando compreender e mapear possibilidades de levá-los para as escolas e seus professores. Por isso, nós quisemos destacar, naquele Percurso, as grandes mudanças e os pressupostos que a BNCC e os currículos referenciais trouxeram para a etapa da Educação Infantil e para cada componente do Ensino Fundamental. 

Naquele momento importante de implementação da Base, esperávamos que o material pudesse indicar a todos os formadores não apenas temas que poderiam ser mobilizados para formar professores, mas também sugerir atividades, objetivos de aprendizagem e até mesmo recursos para aprofundamento dos formadores. O Percurso, portanto, surgiu com esse objetivo de ser um ponto de partida.

A novidade

Em 2020, o Percurso Formativo entrou em seu segundo ciclo, ganhando uma nova cara e um importante complemento. Em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, lançamos agora o BNCC e Currículo – Na Prática, visando aprofundar o Percurso iniciado no ano anterior. Nesta nova fase, as pautas procuram mobilizar as ideias-chave que a Base e os Currículos trazem para as etapas e componentes de Ei/EF de modo a permitir que os participantes exercitem formas de integrá-las à sua prática pedagógica.

Por que um novo Percurso e o que mudou?

Após lançarmos o Percurso Formativo em 2019, falamos com diferentes pessoas que baixaram o material para coletar impressões e entender como foram utilizados. Observamos que os documentos mais baixados eram os da Educação Infantil e os de Língua Portuguesa e Matemática para todo o Ensino Fundamental e o de Ciências para os anos finais do Ensino Fundamental, e que formadores e professores destas etapas/áreas já se sentiam preparados para irem além. Com base nisso, decidimos dar continuidade, com o Percurso – Na Prática, somente a estes percursos, visando aprofundar as ideias centrais que a BNCC traz e as quais precisam ser abordadas para ampliar os conhecimentos específicos a respeito da etapa e do componente.

Ainda, o Percurso Formativo – Na Prática propõe olhar para as habilidades e, a partir delas, planejar, elaborar sequências didáticas, criar planos de aulas, escolher repertórios de material didático, acompanhar a avaliação etc.

Escolhendo qual Percurso usar

Para escolher qual o melhor Percurso Formativo para sua rede, recomendamos que você responda às perguntas dos pontos 1 e 2 da imagem a seguir:

Nesse momento, caso ainda não esteja conectado em nosso site, uma caixa de login irá aparecer em sua tela. Se você ainda não tiver se cadastrado, fique tranquilo! O cadastro é bastante simples, rápido e gratuito. 

Após o cadastro, você, formador, encontrará uma estrutura bastante semelhante ao PDF. Para compreender todo o passo a passo da navegação pela ferramenta e as novas funcionalidades, sugerimos que você possa assistir ao vídeo tutorial aqui.

Convite

Esperamos que o Percurso Formativo possa ser utilizado como a principal referência para formação continuada nas redes para os encontros presenciais ou para a elaboração de materiais de formação online. Convidamos você a baixar o material, ou navegar pela ferramenta do Percurso Formativo em nosso site, e contar para a gente o que achou. Se tiver alguma dúvida, envie sua pergunta ou feedback para o e-mail contato@institutoreuna.org.br. Bom trabalho!

 

Por Fabio Tenório e Nathaly Correa