Reuna Logo
Voltar ao site

O que mudou nos Mapas de Foco?

Em meio a um cenário global complexo devido à pandemia do COVID-19, que acarretou em uma série de desafios para a educação mundial, o Instituto Reúna e o Itaú Social, em abril deste ano, lançaram a versão preliminar dos Mapas de Foco da BNCC. Essa escolha se deu devido à urgência nacional em:

  • saber quais habilidades priorizar diante de um contexto em que não se sabia quando e em quais condições se daria a retomada de aulas presenciais
  • reorganizar o currículo e os planejamentos de aulas
  • fazer uma seleção de objetos didáticos que potencializasse a aprendizagem dos estudantes
  • garantir que os alunos, mesmo à distância, continuassem a aprender.

A primeira versão foi organizada por etapa (Anos Iniciais e Anos Finais) para os componentes do Ensino Fundamental nos quais a centralidade da progressão das aprendizagens é mais demarcada nos currículos/BNCC: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciência Humanas (História e Geografia).

Segunda Versão: principais mudanças

Em setembro de 2020, apresentamos os Mapas de Foco da BNCC em sua versão final, no formato de um PDF navegável e no já conhecido formato em planilha, este último divulgado no lançamento oficial dos Mapas de Foco no dia 16 de julho. Nesta última versão de setembro, fizemos uma série de melhorias e trouxemos o novo formato de visualização dos Mapas em PDF para facilitar a leitura e para apresentar a nova identidade visual do material.
Agora, os Mapas apresentam uma paleta de cores e ícones que identificam cada uma das quatro diferentes áreas:

Além disso, contamos com uma versão mais interativa que permite a navegação pelas diversas partes do documento. Nela você encontra:

  • Uma barra de navegação superior que facilita o rápido acesso aos textos de abertura (geral e de área) e aos Mapas de cada um dos anos do Ensino Fundamental

  • A aba “Visão geral” dos Mapas de anos iniciais e finais está navegável no PDF. Além de visualizar todas as Aprendizagens Focais dos Mapas, você pode ler o detalhamento de determinada aprendizagem focal ao clicar diretamente no código de habilidade

  • Linha de progressão para cada aprendizagem focal

Também investimos no aprimoramento dos Mapas de Língua Portuguesa e Matemática, considerando sugestões recebidas das redes que usaram os Mapas. Confira todas as novidades acessando a nota de atualizações aqui ou acessando diretamente a página dos Mapas de Foco da BNCC em nosso site.

E não custa lembrar:


É importante frisar que os Mapas não substituem o que dispõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pois todas as aprendizagens que lá constam são essenciais e, portanto, devem ser garantidas. Por isso, os Mapas foram planejados para ser um instrumento apoiador na definição de estratégias em cenários adversos, como a paralisação das aulas, ou para diminuir defasagem de aprendizagem. Isso significa dizer que os Mapas de Foco da BNCC são um material construído para ser uma referência para a priorização das aprendizagens mais estruturantes dos novos currículos, que pode ser utilizado como a principal ferramenta para orientar o planejamento das ações em sala de aula.

Esperamos que os Mapas de Foco da BNCC sejam para você um suporte educacional estratégico para o planejamento e o monitoramento de ações centradas na garantia da aprendizagem. Convidamos você a baixar o material, ler e contar para a gente o que achou. Se tiver alguma dúvida, envie sua pergunta ou feedback para o e-mail contato@institutoreuna.org.br. Bom trabalho!

Por Marcella Daher e Nathaly Correa